Política em Questão – Por Ciro Ivatiuk e Letícia Torres
Os três estados do Sul se unem contra a Covid-19
Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul se uniram em consórcio de saúde, que busca saídas conjuntas para conter a expansão da crise sanitária decorrente da pandemia da Covid-19. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (17), em Florianópolis, pelos governadores Carlos Massa Ratinho Junior (Paraná), Carlos Moisés (Santa Catarina) e Eduardo Leite (Rio Grande do Sul). O consórcio prevê a união de forças para a compra de equipamentos, medicamentos e insumos, facilitando as negociações. Também há possibilidade de compartilhamento desses mesmos materiais conforme a necessidade e a urgência de cada estado, além da criação de uma central única de leitos de UTI e enfermaria Covid-19. Outro ponto é a união de esforços por meio da criação de um fundo único para prospecção e possível compra de vacinas de diferentes laboratórios do mundo.
Restrição de horário dos supermercados é uma boa?
Em Irati, o Decreto Municipal nº 208/2021, de 17 de março, restringiu ainda mais o funcionamento das atividades comerciais. Chamou atenção a proibição do funcionamento dos supermercados nos finais de semana. No ano passado, quando todo o comércio foi fechado nos finais de semana, inclusive supermercados, o que se observou foram aglomerações na sexta-feira que antecedeu a restrição. Além disso, muitos moradores de Irati foram fazer compras em cidades vizinhas. Seja para adquirir itens de primeira necessidade ou simplesmente para mostrar que é possível desrespeitar a norma e bancar o “espertão”, pois, infelizmente, há muitos que ainda não se conscientizaram da gravidade da pandemia neste momento.
Endurecer e multar mais
Em alguns supermercados os proprietários cumprem à risca as medidas para manter o distanciamento, com o controle rígido de quem entra e quem sai. Em outros infelizmente ainda é feito “corpo mole” e as fichas numeradas para o controle até são entregues, mas não precisa ser nenhum matemático para observar a grande quantidade de pessoas circulando. A lei é para todos e multas pesadas evitariam este tipo de comportamento. Afinal, os locais de aglomeração frequentados pelas famílias iratienses são de conhecimento de todos.
Um bom lugar para ser infectado pelo coronavírus
Na sexta-feira (19) um bom local para ser contaminado pelo coronavírus será a fila dos supermercados. Entre as 18h e as 20h, que é quando grande parte das pessoas saem do trabalho, em dias de funcionamento normal dos supermercados já é comum ver algumas das pessoas que aguardam a “sua vez de entrar” não manterem o distanciamento adequado, não usarem máscaras ou usarem sem tapar completamente o nariz ou boca. Essas filas serão fiscalizadas?
Horário
Na opinião deste colunista, os supermercados deveriam ter horário estendido e funcionamento de domingo a domingo para não haver pânico entre os consumidores, nem aglomerações.
Compra de vacinas
Várias Câmaras Municipais da região já aprovaram que os municípios participem de consórcios para a aquisição de vacinas. Dentre elas, a Câmara Municipal de Irati, presidida pelo vereador

