facebook
30/11/2020

Política em Questão - Por Ciro Ivatiuk e Letícia Torres

Política em Questão - Por Ciro Ivatiuk e Letícia Torres

Bacil leva demandas regionais a Brasília

O deputado estadual Emerson Bacil (PSL) esteve em Brasília nesta quarta-feira (25) e participou de reunião no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária para discutir  soluções para instalação de luz elétrica em pequenas propriedades rurais. Uma audiência pública vai esclarecer e buscar uma solução em comum para resolver a situação. Ainda na capital federal, o parlamentar visitou o Ministério de Minas e Energia onde buscou informações sobre a negociação dos royalties e ouviu que há previsão de paralisação. Por isso, o deputado deverá participar de mobilização para reverter esta posição. Outro compromisso de Bacil foi no Ministério da Agricultura, para reivindicar espaços tecnológicos  em União da Vitória e São Mateus do Sul. 

Sexto mandato

O vereador Hélio de Mello (PV) foi reeleito para o seu sexto mandato consecutivo na Câmara de Irati. Com 918 votos, ele foi o terceiro mais votado neste ano e é apenas um dos três parlamentares que conseguiram ser reeleitos. Em entrevista à Najuá, Hélio contou que já tiveram início as conversas para a escolha da Mesa Diretora.  O vereador já foi presidente da Câmara no biênio 2017-2018 e pretende concorrer ao posto mais uma vez. “Para compor a Mesa da Câmara é preciso de quatro partidos. Atualmente temos cinco partidos que compõem a Câmara. O PV deverá fazer parte da mesa”, afirmou.

Quarto mandato

O atual presidente da Câmara de Irati, Nei Cabral (PV), foi reeleito para exercer o quarto mandato. Ele foi o candidato que obteve o maior número de votos, 1.029 no total. Em entrevista à Najuá, Nei disse que os setores de Saúde, Educação e Geração de renda devem ser priorizados na atuação do Legislativo no período de pós-pandemia. Na área de Educação, ele destaca que no atual mandato deu apoio à continuidade do projeto Câmara Mirim, criou o Parlamento Jovem e também desenvolveu o projeto "Irati – A Gente Cresce sem Corrupção”. Nei disse que coloca seu nome à disposição para participar da eleição para escolha da nova Mesa Diretora da Câmara.

Vereador mais jovem

Com 23 anos de idade, Alcides Cezar Pinto (PSD), conhecido como “Cezar Batatinha”, foi o vereador mais jovem que se elegeu em Irati. Com 719 votos, ele obteve uma das dez vagas na Câmara Municipal na Legislatura 2021-2024. Funcionário da empresa Acome de Irati, ele relatou em entrevista à Najuá os locais que já trabalhou. “Desde os dez anos vendia batatinha lá no Jardim Planalto, no bairro onde eu moro. Com 12 anos comecei a entregar panfleto na cidade, onde fiquei muito conhecido nos bairros e no centro também. Com 16 anos fui para a Anila, depois Neval e por último veio a oportunidade de entrar para a Acome, onde estou trabalhando até hoje”, contou. Ele também comentou quais serão suas metas na atuação parlamentar. “Eu quero priorizar as necessidades de Irati em busca de resultados para saúde, educação, oportunidade para trabalho e também qualidade de vida”, disse. 

Inácio Martins e Mallet reelegem prefeitos pela 1ª vez na história

Moacir Szinvelski (PSD) e Júnior Benato (PSD) seguem até 2024 no comando das prefeituras de Mallet e Inácio Martins, respectivamente. Até então, nenhum candidato que concorreu à reeleição nas duas cidades havia vencido o pleito. Em Mallet, Moacir teve cinco adversários, entre eles, o ex-prefeito Rogério da Silva Almeida, que comandou a cidade em duas gestões 2005/2008 e 2013/2016. Em Inácio Martins, Júnior Benato ganhou a disputa contra o padre Marcos, e fará seu o terceiro mandato, não consecutivo, como prefeito.  Ele também comandou o município entre 2009 e 2012 e entre 2016 e 2020.

COMENTÁRIOS