facebook

Política em Questão - Por Ciro Ivatiuk e Letícia Torres

29/05/2023

Política em Questão - Por Ciro Ivatiuk e Letícia Torres

Com o governador

A vice-prefeita de Irati, Ieda Waydzik, participou nesta quinta-feira (25) da solenidade de formatura de 419 bombeiros do Paraná. Ao todo são 372 novos bombeiros homens e 47 mulheres (dentre elas, uma de Irati) que integrarão os quartéis em todo Estado. O evento aconteceu em Curitiba, no Palácio Iguaçu, e Ieda aproveitou a ocasião para conversar com o governador Ratinho Júnior sobre as demandas de Irati.

Homenagens

A Câmara Municipal de Irati tratou, em suas últimas sessões, sobre duas homenagens que pretende fazer a figuras públicas de destaque que faleceram recentemente. Em uma delas aprovou o projeto de lei que denomina o Ambulatório Médico de Especialidade (AME), de “João Antonio de Almeida”. Em outra, pretende denominar o espaço de laço do CT Willy Laars como “Pista de Laço Nei Cabral”. As duas proposições são do vereador Helio de Mello.

Roubos de fios de cobre preocupam

O prefeito de Irati, Jorge Derbli, fez um apelo para que os iratienses denunciem para Polícia Civil, Polícia Militar ou Guarda Municipal quando observarem pessoas em atitudes suspeitas, pois têm ocorrido frequentes roubos de fios de cobre na cidade. “Nós estamos com um problema muito sério em Irati, a cidade está sendo saqueada, estão roubando os fios de cobre”, disse Derbli, contando sobre o roubo em diferentes locais, como na praça da Matriz Nossa Senhora da Luz.

4ª edição do Café da Aciai ocorreu nesta semana

“Quem não registra, não é dono”. Este foi o tema da 4ª edição do Café da Aciai e o assunto chamou a atenção do público, que lotou a sala das reuniões da entidade. O principal objetivo do encontro foi discutir sobre a regularização de imóveis e sua importância para a economia local, a arrecadação de impostos municipais e a urbanização da cidade. Também para que as pessoas possam conseguir financiamentos e empréstimos imobiliários, que impulsionam a construção civil e a geração de empregos. A tabeliã do 1º Tabelionato de Notas, Flávia Scavanachi, explicou vários aspectos sobre a regularização de imóveis e esclareceu dúvidas dos empresários.

Artagão Jr. quer providências quanto ao vazamento de nafta

Nesta semana, no dia 24, durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), o deputado Artagão Júnior voltou a abordar a questão do vazamento de nafta que ocorreu em Paranaguá. Anteriormente ele já havia proposto a criação de uma Comissão Especial de Investigação na ALEP para tratar do caso.  Nesta semana, o parlamentar informou que o IAP multou em R$ 1 milhão e 500 mil a empresa responsável pelo dano ambiental. Entretanto, na avaliação de Artagão Júnior, “ainda é muito pouco em relação aos danos causados”. Ele propõe que seja realizada uma audiência pública para debater medidas preventivas para que problemas deste tipo não voltem a ocorrer.

Comentários

🗞️📰 Edição 1567 - Já nas bancas!
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580