facebook
27/11/2020

Política em Questão - Por Ciro Ivatiuk e Letícia Torres

Política em Questão - Por Ciro Ivatiuk e Letícia Torres

Potencial do Paraná apresentado a investidores

Nesta terça-feira (24), o governador Carlos Massa Ratinho Junior fez uma apresentação das potencialidades do Paraná para mais de 50 investidores nacionais e estrangeiros reunidos em uma videoconferência organizada pela Grid Club Infrastructure (GRI). Os presidentes da Copel e da Sanepar também falaram sobre os investimentos planejados pelas companhias estatais de energia e saneamento para os próximos anos e os desafios de garantir desenvolvimento sustentável ao Estado.

Protestos contra o PSS

Nesta segunda-feira (23), alguns professores da rede estadual de ensino protestaram em frente à sede do Núcleo Regional de Educação de Irati (NRE).  Eles reivindicam a revogação do edital do Processo Seletivo Simplificado (PSS) editado pela Secretaria Estadual de Educação e do Esporte (Seed) para a contratação de até 4 mil professores temporários. Os professores querem que no lugar de um PSS seja realizado um concurso público. Eles também afirmam que têm receio de se fazer uma prova no meio de uma pandemia. Em Curitiba, recentemente professores ocuparam o prédio administrativo da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), mas um pedido de reintegração de posse fez com que os professores saíssem e realizassem um novo protesto em frente ao Palácio do Iguaçu. 

Artagão Júnior sugere cancelar PSS este ano

O deputado Artagão Júnior (PSB) sugeriu ao Governo do Estado e à Secretaria de Educação do Paraná o adiamento do Processo Seletivo Simplificado (PSS) para contratação de professores temporários para 2021. Pelo edital nº 47/2020, as provas serão em 13 de dezembro, nas cidades-sede dos núcleos regionais de educação. “Acreditamos não ser oportuno o momento por conta da pandemia do coronavírus que ainda está em ascensão, fazendo vítimas no Paraná e em todo o Brasil. Desta forma, além de colocarmos em risco a vida dos candidatos que forem fazer a prova, vamos prejudicar aqueles que estão no grupo de risco e não poderão realizá-la por este motivo”, disse o parlamentar no ofício encaminhado à Secretaria de Estado da Educação. Artagão ainda disse ser contrário ao retorno das aulas presenciais.

Hospital de Rio Azul

Na última edição publicamos uma reportagem sobre um tomógrafo que será destinado ao hospital de Rio Azul.  O município foi contemplado com o equipamento pelo empenho dos vereadores Sergio Mazur (PSD) e Jair Boni (PSB) – vice-prefeito eleito, junto com o prefeito Leandro Jasinski (PSD). Também teve papel decisivo para a conquista, o deputado federal, secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.

Cinco partidos elegeram vereadores em Irati

Apenas cinco partidos conseguiram representação na Câmara Municipal de Irati. As 10 cadeiras ficaram divididas desta forma:  PSDB 3 cadeiras, PV 3 cadeiras, PSD 2 cadeiras, MDB 1 cadeira e PSC 1 cadeira.   E como apenas estes cinco partidos garantiram uma vaga no Legislativo, os suplentes também serão os mais votados destes partidos.

COMENTÁRIOS