facebook

Política em Questão - Por Ciro Ivatiuk e Letícia Torres

27/06/2022

Política em Questão - Por Ciro Ivatiuk e Letícia Torres

Diagnósticos do Programa Paraná Produtivo foram entregues 

Na manhã desta quinta-feira (23) os prefeitos da região se reuniram com a secretária de Estado do Planejamento e Projetos Estruturantes, Louise Silva Garnica, na sede da Associação dos Municípios do Centro Sul do Paraná (Amcespar). Na ocasião, eles entregaram os diagnósticos do Programa Paraná Produtivo à secretária. Desde julho do ano passado quando o programa foi lançado, vários grupos de trabalho regionais discutiram estratégias para integrar e desenvolver os municípios visando a geração de empregos e renda. 

O Programa 

O Programa Paraná Produtivo atua em oito regiões prioritárias: Jacarezinho e Santo Antônio da Platina; Cornélio Procópio; Paranavaí, Cianorte e Umuarama; Campo Mourão; Guarapuava, Irati e União da Vitória; Castro e Telêmaco Borba. Elas reúnem 202 municípios que concentram 30% da população paranaense (3,3 milhões de pessoas) e  25% do Produto Interno Bruto (PIB) estadual. “A gestão atual quer ter um olhar especial com municípios com baixo IDH e eles estão contemplados no programa. E o grande diferencial é que se trata de um programa construído junto com as regiões, com o setor produtivo e a sociedade civil, não é uma visão de fora”, destaca a secretária de Planejamento do Paraná.

Outros assuntos

Também fez parte da pauta da reunião dos prefeitos da Amcespar orientações sobre os próximos passos para a execução do projeto de Iluminação Pública, com a equipe da Caixa Econômica.

Café com o governador 

Os diretores do Hoje Centro Sul, Ciro Ivatiuk e Letícia Torres, participaram de um café da manhã com o governador Carlos Massa Ratinho Júnior na quarta-feira (22). Ele recebeu os proprietários dos jornais filiados à Associação dos Jornais e Revistas do Interior do Paraná para um bate-papo sobre as ações prioritárias para o desenvolvimento do Estado.

2ºFeira do Empreendedor de Mallet

Nos dias 17 e 18 de dezembro acontecerá a 2ºFeira do Empreendedor de Mallet. De acordo com a Prefeitura Municipal, já são mais de 60 empresas já inscritas até o momento. O evento terá exposições de máquinas, veículos e motocicletas, área com parque de diversão, 1ºencontro de motocicletas, 1ºTorneio de lenhadores do Brasil e shows com Ana Castela e Paulinho Mocelin.

Câmara Mirim

Na terça-feira (21), os alunos do 5º das escolas municipais elegeram os Vereadores Mirins e Suplentes da Legislatura 2022. As votações ocorreram de forma presencial, por meio de urnas disponibilizadas pelo Fórum Eleitoral de Irati. Os Vereadores Mirins eleitos tomarão posse no dia 6 de julho, às 9 horas, quando acontecem a diplomação, o juramento e a eleição da Mesa Diretora. Diferentemente do cenário político nacional, estadual e municipal, onde a maioria dos eleitos é do sexo masculino, na Câmara Mirim as meninas são maioria. No ano passado, isso já ocorreu também.

Comentários

Edição 1425 - Já nas bancas!
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580