facebook
23/11/2020

Política em Questão - Por Ciro Ivatiuk e Letícia Torres

Política em Questão - Por Ciro Ivatiuk e Letícia Torres

Ex-prefeitos agora serão vereadores 

Dois ex-prefeitos foram eleitos vereadores no último dia 15 de novembro na região Centro Sul.  Em Inácio Martins, o ex-prefeito Marino Kutianski (PSB) assumirá uma cadeira no Legislativo no próximo ano. E em Rebouças, o ex-prefeito Claudemir dos Santos Herthel (PSC) foi eleito vereador. Para quem já teve a caneta na mão para decidir, imaginamos que não seja tarefa das mais fáceis ter que reivindicar o que pretende ao chefe do Executivo. Por outro lado, ambos poderão exercer com maior amparo técnico e experiência política o papel de fiscalizar.  Tanto Marino como Claudemir deverão integrar as bancadas de oposição aos prefeitos reeleitos Júnior Benato (PSD) e Luiz Everaldo Zak(PSD).                              

Empate em Rio Azul

Em Rio Azul dois candidatos a vereador do PSL tiveram o mesmo número de votos. Tanto Zerico Verdureiro como Cezar Popovicz receberam 251 votos. Com o empate, o candidato mais velho fica com o mandato. Vantagem para Zerico. Imagina como Popovicz  deve estar se culpando por não ter ido visitar alguns conhecidos a mais e pedir voto durante a campanha. Em Guamiranga, a diferença foi de apenas seis votos entre o candidato a prefeito mais votado e o segundo colocado. Estes são dois exemplos que comprovam  que cada voto é primordial em uma eleição.              

Alma lavada

Em época de campanha, muitos candidatos que tentam chegar ao poder  acreditando que vale tudo para isso,  inventam mentiras para tentar deixar o oponente mal diante do eleitor. Isso aconteceu com o prefeito de Irati, Jorge Derbli (PSDB). Teve adversário dizendo que a instalação da Universidade Campo Real em Irati não ocorreria, que era apenas promessa de campanha de Derbli. Agora, o atual prefeito reeleito “lavou a alma”, pois a instituição marcou vestibular para o dia 13 de dezembro e oferecerá nove cursos já para o ano que vem. A verdade prevalece à campanha política. Sorte dos estudantes de Irati.

Alma lavada II

Nós, do Jornal Hoje Centro Sul também fomos atacados por grupos políticos que estavam em baixa nas pesquisas eleitorais, tanto em Irati, como nos demais municípios da região. Não faltaram xingamentos em redes sociais, como Facebook, o que não nos atingiu, pois sabíamos da veracidade dos dados das pesquisas contratadas. As urnas comprovaram o que publicamos.  Todos os que tinham as maiores intenções de voto foram eleitos.          

Aciai participa do lançamento do vestibular da Campo Real (foto)

Representantes de Associação Comercial Industrial de Irati (Aciai) participaram da solenidade de lançamento do 1º vestibular da Universidade Campo Real em Irati na manhã desta quinta-feira (19). Estiveram junto ao reitor da instituição, Edson Aires da Silva, a representante do Conjove Maria Eduarda Chami, a Secretária Executiva Simone dos Anjos, a representante do Conselho da Mulher Empresária Caren Jenczmionki e o  diretor de eventos Ciro Ivatiuk.  A Aciai apoia a instalação da universidade em Irati, porque a instituição irá gerar renda, movimentar o comércio e a economia local.

COMENTÁRIOS