facebook
22/02/2021

Política em Questão - Por Ciro Ivatiuk e Letícia Torres

Política em Questão - Por Ciro Ivatiuk e Letícia Torres

Hospital de Imbituva

O prefeito de Imbituva, Celso Kubaski, não tem poupado esforços viabilizar o hospital de Imbituva. Ele esteve recentemente na 4ª Regional de Saúde, em Irati, para uma conversa com a deputada federal Leandre Dal Ponte, o chefe da Regional de Saúde da Regional de Irati, Walter Trevisan e outras autoridades. De acordo com o prefeito, o objetivo é que dentro em breve seja possível a realização de procedimentos de baixa complexidade no município de Imbituva, levando a saúde mais perto das pessoas.

Visita ao hospital de Imbituva

No último dia 11, o chefe da 4° Regional de Saúde do Estado Walter Trevisan e  o engenheiro Norton Ricardo Ramos de Mello estiveram em Imbituva visitando as instalações do antigo Hospital São João. Acompanhados pelo prefeito Celso Kubaski  e pela a secretária de Saúde Silvana Spisila eles analisaram o antigo prédio do hospital. Na visão do engenheiro, a estrutura pode ser aperfeiçoada para que o hospital volte a atender a população como fazia há anos atrás.

Artagão Júnior critica o atual modelo de pedágio

O deputado Artagão Júnior participou, nesta quinta-feira (18), da audiência pública para debater o novo modelo de pedágio proposto pelo Governo Federal para as rodovias paranaenses. Ele criticou o atual modelo, com altas tarifas e sem o volume de obras previsto. “Há mais de 20 anos pagamos um preço abusivo. No início, existiam obras previstas, como as duplicações, mas houve interesse eleitoral e a tarifa foi reduzida em 50%. Pouco tempo depois uma decisão judicial foi favorável às empreiteiras, que retomaram os preços praticados e suspenderam obras. É um imbróglio jurídico que não termina. Confusão, corrupção, leniência, desconto, suspensão do desconto, enfim, é sempre a população pagando o preço”, ressaltou o parlamentar.  O deputado ainda alertou para a questão da BR-277. “O Governo do Estado está bancando a duplicação no perímetro urbano de Guarapuava. São R$ 77 milhões investidos. Haverá compensação, redução da tarifa?”, questionou.  Ele disse ainda que o governador Ratinho Junior e a população querem a mesma coisa “tarifa baixa e obras que nos permitam ter tranquilidade e segurança para trafegar”.

Prefeita de São Mateus do Sul faz reivindicações à Sanepar e IAT

A prefeita de São Mateus do Sul, Fernanda Sardanha (PSD) participou de audiências, em Curitiba, na terça-feira (16), com a Sanepar e o Instituto das Águas do Paraná (IAT). Ela solicitou apoio para a instalação de um poço artesiano para atender cerca de 50 famílias da comunidade de Paiol Grande e a ampliação da rede de distribuição de água potável e saneamento básico no Município. As audiências foram agendadas com apoio do deputado federal Toninho Wandscheer (Pros).

Novo secretário de Esportes

Saiu no Diário Oficial desta sexta-feira (19), o decreto de nomeação do novo Secretário Municipal de Esportes e Lazer  de Irati. O escolhido pelo prefeito Jorge Derbli para ocupar o cargo é o professor de Educação Física André Demczuk. 

Deputados paranaenses aprovam educação como atividade essencial

O Projeto de Lei 4/2021, assinado pelo Poder Executivo, que estabelece as atividades educacionais como essenciais em todo o estado, avançou em segundo turno de votação na sessão plenária desta quarta-feira (17), na Assembleia Legislativa do Paraná. O texto passou após receber 44 votos favoráveis e seis contrários. Agora a proposição deve retornar nas sessões da próxima segunda-feira (22), sendo uma ordinária e outra extraordinária, para ser votada em terceira discussão e em redação final.

COMENTÁRIOS