facebook

Política em Questão - Por Ciro Ivatiuk e Letícia Torres

18/07/2022

Política em Questão - Por Ciro Ivatiuk e Letícia Torres

Capela mortuária do Guamirim

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedu) autorizou a homologação da licitação da obra da capela mortuária que será construída no distrito de Guamirim, em Irati.  Do total de R$ 504,1 mil a serem investidos na edificação, R$300 mil foram viabilizados pelo deputado Artagão Júnior junto ao Governo do Estado.

Sociedade Ucraniana na ALEP

Na segunda-feira (11), a Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) aprovou um "voto de congratulações" pelos 100 anos de fundação da Sociedade Ucraniana do Brasil (Subras). A sociedade foi fundada em 7 de julho de 1922 no Distrito de Dorizon, em Mallet, sob a denominação de União Ucraína do Brasil.  Transferiu-se, em 28 de fevereiro de 1923 para União da Vitória, de onde, no ano de 1934 foi para Curitiba, incorporando então o Patrimônio e os sócios da Sociedade Taras Chevtchenko, fundada em 1908. No início, objetivava o apoio aos recém imigrantes que se instalavam na região de Mallet e União da Vitória e depois se espalhavam para outras cidades do Paraná. Atualmente, a Subras  tem como objetivo a preservação e o desenvolvimento da cultura ucraíno-brasileira.  

Câmara de Irati faz a entrega de títulos

Como parte da programação dos 115 anos de Irati, a Câmara Municipal fez homenagens a pessoas que colaboraram para o desenvolvimento de Irati. Na noite de segunda-feira (11) ocorreu a Sessão Solene de entrega de Título de Cidadão Benemérito para Air Cavalim. E na tarde de terça-feira (12), houve uma Sessão Solene de entrega de Título de Cidadã Honorária de Irati para Joana Stroparo Duda.

Culto na Colina Nossa Senhora das Graças

Na noite de sexta-feira (08), os profissionais da Educação de Irati celebraram um culto na Colina Nossa Senhora das Graças, em agradecimento às conquistas e em comemoração aos 115 anos de emancipação política do município.

Novo secretário

O prefeito de Irati, Jorge Derbli, está estudando a nomeação de um novo secretário de Comunicação Social. Atualmente a pasta vem sendo comandada interinamente pelo secretário de Tecnologia, Inovação e Planejamento, João Antônio de Almeida Júnior. Entretanto o volume de trabalho acumulado é grande para conciliar as áreas distintas.

Justiça Eleitoral por Elas

No dia 19 de julho, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) promove o evento “Justiça Eleitoral por Elas”. O encontro será realizado na sede do TRE em Curitiba com início às 9h30.

O evento é organizado pela Comissão Mulheres na Política, que  em junho deste ano, com o objetivo de assegurar a igualdade de gênero e efetivar a participação feminina na política. O debate engloba ainda a prevenção, repressão e combate à violência política contra a mulher.

Comentários

Edição 1425 - Já nas bancas!
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580