Política em Questão – Por Ciro Ivatiuk e Letícia Torres

Por Redação 3 min de leitura

Não tenha corrupto de estimação

Quem não tem corrupto de estimação não pode defender que a prisão de um ex-funcionário da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, Fabrício Queiroz, envolvido em esquema de desvio de dinheiro público, seja parte de uma estratégia para derrubar o presidente da República. Não existe “crime de família”, cada indivíduo é responsável civil e criminalmente pelos seus atos. Logo caberá a Flávio Bolsonaro esclarecer suas ligações com o ex-assessor preso e com o esquema de corrupção, não ao presidente Jair Bolsonaro. O fato é que, desagradando a esquerda ou desagradando a direita, qualquer sistema corrupto tem de ser punido, doa a quem doer.  Ironias do destino ou não, Queiroz foi preso em Atibaia, a mesma cidade onde se localiza o sítio do ex-presidente Lula, que foi alvo da operação Lava Jato, e cujos processos ainda tramitam na Justiça.

Grupo forte em Rio Azul

Em Rio Azul, um forte grupo político está definido para disputar as próximas eleições majoritárias.   Ao contrário das eleições de 2016, quando grande número de candidatos, seis no total, disputaram o cargo de prefeito, agora as coisas deverão ser diferentes. Ao que tudo indica, grande parte da oposição deverá se juntar aos vereadores Leandro Jasinski e Jair Boni, pré-candidatos a prefeito e a vice, respectivamente.  Eles contam com o apoio do deputado federal Sandro Alex (PSD) na disputa contra o atual prefeito, Rodrigo Solda, que deverá tentar se reeleger. Jasinski e Boni ainda contam o apoio da deputada Leandre (PV).    

Homenagem a Antoninho Zanlorensi

O asfalto novo do Pinho foi denominado “Estrada Municipal Antoninho Zanlorensi”, em homenagem ao simpático produtor de vinho e empresário do ramo de cereais Antoninho Zanlorensi, que faleceu no mês de março. Nesta semana, na noite de terça-feira (16), quando a Câmara de Irati aprovou a denominação através do Projeto de Lei nº 010/2020, familiares do homenageado participaram da Sessão Ordinária. Na ocasião, alguns dos trabalhos de Antoninho em prol do desenvolvimento do Pinho de Baixo foram comentados. Ele foi coordenador dos assuntos econômicos da Capela São Sebastião, presidente da Escola Rural Municipal Rosa Zarpellon e responsável por inúmeras benfeitorias para o crescimento da comunidade, em especial a luta para a conquista da torre de telefonia fixa e a construção e melhoria da infraestrutura do pavilhão da Capela São Sebastião.  O PL que presta homenagem a Antoninho Zanlorensi é de autoria do vereador Roni Surek e  foi aprovado por unanimidade de votos.

Horário das sessões da Câmara de Irati é alterado

Na próxima semana, as sessões ordinárias da Câmara Municipal de Irati passarão a acontecer mais cedo, a partir das 17 horas. A medida foi tomada em virtude das medidas de enfrentamento ao coronavírus presentes no Decreto nº 183/2020 e na Portaria nº 150/2020 –  que estabelece horário especial de funcionamento das atividades do setor público. Desde quarta-feira (17), o horário de funcionamento da Câmara Municipal de Irati passou a ser das 9 às 11h30 e das 13 às 17 horas.