facebook
14/08/2020

Política em Questão - Por Ciro Ivatiuk e Letícia Torres

Política em Questão - Por Ciro Ivatiuk e Letícia Torres

De mãos dadas com o governo

O prefeito de Inácio Martins, Júnior Benato, é membro do PSD, mesmo partido do governador Ratinho Júnior e, desde sempre, caminhou de mãos dadas com o governador. A boa parceria de trabalho e a articulação política do atual prefeito têm sido sinônimo de desenvolvimento econômico e social no município. O número de ações realizadas com recursos vindos do governo estadual é enorme em Inácio Martins. São investimentos que garantem equipamentos e obras para atender a população nos setores de saúde, na educação, no esporte, infraestrutura, agropecuária, dentre outros. Exemplos disso são as pavimentações de ruas da cidade, geração de empregos com a construção de barracão cedido para a instalação de uma empresa de costura, a reforma e ampliação de postos de saúde e a confirmação de recursos para construção de um Parque Ambiental.

De mãos dadas com o governo II

Com esta parceria de trabalho consolidada ao longo de vários anos, Junior Benato e Ratinho Junior mantêm fortes os laços de amizade. Nesta semana, o prefeito de Inácio Martins esteve em Curitiba e obteve a confirmação do apoio governador para sua pré-candidatura à reeleição. O vice-prefeito Klevinho também participou do encontro. De acordo com Junior Benato, na busca pela reeleição, deverá ser mantida a chapa da eleição anterior, ou seja,  Klevinho é pré-candidato a vice-prefeito de Inácio Martins.  

Cenário político regional

O cenário para a disputa eleitoral deste ano começa a se desenhar em toda a região. Faltam 90 dias para as eleições, para o dia das pessoas irem às urnas para escolher o prefeito e os vereadores. Neste ano, ao que tudo indica, a região Centro Sul deverá ter um número menor de candidatos a prefeito em vários municípios. Em Rio Azul, por exemplo, a perspectiva é que apenas dois candidatos disputem o cargo de prefeito. Em Inácio Martins e Rebouças, a situação é similar. Em Imbituva estima-se que poderão ter quatro candidatos.  Já em Irati, ainda não é possível estimar, porque os que se autoproclamam pré-candidatos são muitos, mas pode haver coligações ou desistências.

Separar o joio do trigo

Já afirmaram que são pré-candidatos a prefeito de Irati: Jorge Derbli, Odilon Burgath, Felipe Lucas, Emiliano Gomes, Ico Ruva, Josué Hilgemberg, Osvaldo Zaboroski, Nelsinho Antunes e mais recentemente Luciano Menon – pelo PSB, com o apoio do deputado federal Aliel.  Entretanto é preciso enfatizar que nem todos estes pré-candidatos realmente serão candidatos. Alguns podem ter se autoproclamado pré-candidatos apenas para sondar a força de seus nomes ou para pleitear ser vice em alguma chapa quando forem fechadas as coligações. Ainda podem existir outros motivos particulares ou políticos.  O que é certo é que apenas ao término do prazo de registro das candidaturas é será separado o joio do trigo.

Câmara presta homenagem a João Maria Rodrigues

Nesta semana, a Câmara Municipal aprovou o Projeto de Lei nº 016/2020, que denomina o Parque da Vila São João, de “Parque João Maria Rodrigues”, em homenagem a um dos pioneiros da radiodifusão iratiense.  João Maria dedicou 62 anos à profissão e era um apaixonado pelo esporte.

Justiça retomará atividades de forma gradual

O Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) retomará as atividades presenciais a partir do dia 16 de setembro. A partir dessa data deverão reabertas as instalações do Poder Judiciário, com a retomada gradual das atividades presenciais a serem desempenhadas por magistrados, servidores e estagiários que estejam habilitados ao retorno. A partir de agora, segundo decreto do TJ-PR, as audiências poderão ser realizadas através de videoconferência, semipresencial ou presencial, sendo a última apenas quando for essencial e desde que inexista a possibilidade de execução remota.

COMENTÁRIOS