facebook
13/11/2020

Política em Questão - Por Ciro Ivatiuk e Letícia Torres

Política em Questão - Por Ciro Ivatiuk e Letícia Torres

Segundo debate

Exatamente quarenta dias após o primeiro debate entre os candidatos a prefeito de Irati, os candidatos retornaram para participar do segundo. Muito diferente do que no dia 02 de outubro, quando era perceptível o nervosismo da maioria deles, nesta quinta-feira (12), todos demonstraram mais tranquilidade para enfrentar os oponentes e responder os questionamentos.

Participação

Novamente parabenizamos todos os candidatos a prefeito de Irati, que não tiveram medo de olhar nos olhos dos adversários e defender seus ideais para o Município. Participaram do debate  Josué Hilgemberg (MDB), Ico Ruva (PSL), Marcos Gonçalves (Avante), Rafaela Ferençz (PDT),  Jorge Derbli (PSDB), João Dremiski (PCdoB)  e Emiliano Gomes (PSD).

Zaboroski

Só não pôde estar presente, o candidato Osvaldo Zaboroski (PT) porque ele continua hospitalizado. Ele sofreu um infarto no dia 20 de outubro, enquanto participava de um evento de campanha. Na tarde desta quinta-feira (12), a filha do candidato, Isabelli Zaboroski, conversou com a equipe de organização do debate e disse que seu pai está se recuperando bem. Depois de realizar um cateterismo, ele permanece internado no hospital Bom Jesus, em Ponta Grossa, para realizar exames e talvez ainda tenha que realizar uma cirurgia.

Proposições e críticas

De forma geral, os candidatos utilizaram a maior parte do tempo de que dispunham para expor o que planejam para Irati e não para atacar os oponentes. Claro, muitas críticas foram feitas à atual administração municipal, o que é comum entre os que querem ser prefeito. Principalmente quando o atual ocupante do cargo é candidato à reeleição. Mesmo assim, o clima foi bem mais tranquilo do que o de outros debates entre candidatos a prefeito da região.

Recorde

Apenas nas redes sociais, o debate entre os candidatos a prefeito de Irati teve mais de 17 mil visualizações ao vivo, ou seja, quase metade dos eleitores de Irati acompanhou pelo menos parte do 2º debate dos candidatos a prefeito. Somado aos que ouviram pela FM 92,5 Super Najuá e ainda por quem irá ler nesta edição do jornal Hoje Centro Sul, pode-se afirmar que o debate será decisivo para conquistar o voto do eleitor. 

Crescimento do setor de serviços

O setor de serviços cresceu 2,6% no Paraná entre agosto e setembro. É a terceira alta consecutiva e o melhor resultado do ano na série que compara os meses com ajuste sazonal, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O turismo cresceu 11,7% no período, segunda variação positiva em sequência.

O crescimento do Paraná fica acima da média nacional, de 1,8%. Em setembro, 25 das 27 unidades da federação tiveram expansão no volume de serviços, com alta em quatro das cinco macroatividades analisadas. A pesquisa do IBGE abrange hotéis, agências de viagens, restaurantes, serviços ambulantes de alimentação, transporte, parques, casas culturais, academias de condicionamento físico, lavanderias, cabeleireiros, serviços gerais de apoio e ensino de idiomas.

COMENTÁRIOS