facebook

Política em Questão - Por Ciro Ivatiuk e Letícia Torres

14/04/2022

Política em Questão - Por Ciro Ivatiuk e Letícia Torres

Prefeitos da Amcespar debatem sobre setor saúde

Na manhã de terça-feira (12), os prefeitos das cidades que integram a Associação dos Municípios do Centro Sul do Paraná (Amcespar) se reuniram na sede da entidade para discutir o apoio à Santa Casa de Irati e projetos da 4ª Regional de Saúde. Também para fazerem a assinatura de contratos de iluminação pública com a Caixa Econômica Federal. O presidente da Amcespar, prefeito de Inácio Martins Júnior Benato; e a presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS/Amcespar), prefeita de Fernandes Pinheiro Cleonice Schuck, conduziram a reunião. Estiveram presentes os prefeitos de Irati Jorge Derbli, de Rio Azul Leandro Jasinski, de Mallet Moacir Szinvelski, de Rebouças Luiz Zak, e de Imbituva Celso Kubaski.  Secretários e integrantes das equipes de saúde dos municípios também participaram dos debates.

Santa Casa pede ajuda dos prefeitos

O provedor da Santa Casa de Irati, Ladislao Obrzut Neto, participou da reunião da Amcespar e pediu ajuda aos prefeitos para a busca de recursos financeiros que auxiliem nas despesas da entidade, pois não há reajustes dos valores federais repassados para o hospital há anos. Os prefeitos se comprometeram a pedir aos deputados que representam a região que eles destinem emendas parlamentares para ajudar no custeio da Santa Casa.

Dinâmica eleitoral

Com o término do prazo para a desincompatibilização para concorrer às eleições, agora é o momento dos pré-candidatos fazerem as últimas articulações com seus grupos de trabalho nos municípios. Aqueles que mantem uma relação de longa data com suas bases têm mais chances de receberem número expressivo de votos. Parece óbvio. E é óbvio. Entretanto sempre há os que deixam para a última hora e os que acham que vão conseguir se eleger sem grupos de trabalho espalhados em vários municípios. Isso sem falar dos paraquedistas, desconhecidos  que “caem” nas cidades em busca de umas quireras eleitorais.  

Produtos paranaenses no exterior

Produtores de erva-mate e pinhão de São Mateus do Sul e região participaram de um  encontro com representantes da Invest Paraná para debater o potencial dos dois produtos para representarem o Paraná no mercado nacional e internacional. O evento ocorreu em São Mateus do Sul e é parte do programa Vocações Regionais Sustentáveis (VRS).

Trabalho na SEIL

Nesta semana, o deputado federal Sandro Alex utilizou suas redes sociais para relembrar alguns momentos do trabalho que desenvolveu a frente da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística do Paraná. Dentre as recordações, uma imagem de tratativas com o presidente da Amcespar, prefeito de Inácio Martins, Júnior Benato.

Estado entrega Projeto da LDO 2023 à Assembleia

O Governo do Estado entregou oficialmente nesta terça-feira (12) à Assembleia Legislativa o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias 2023. Os documentos  estabelecem as metas de política fiscal para o próximo ano e planejam a gestão de forma a garantir o equilíbrio entre receitas e despesas, a fim de promover a utilização equilibrada dos recursos públicos. O ato contou com a presença do chefe da Casa Civil do Paraná, João Carlos Ortega, e o presidente do parlamento estadual, Ademar Traiano.

Comentários

Edição 1404 - Já nas bancas!
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580