Política em Questão – Por Ciro Ivatiuk e Letícia Torres

Por Redação 3 min de leitura

É preciso dar nome aos bois

O prefeito Jorge Derbli e o deputado Artagão Júnior deram a ordem de serviço para a construção da capela mortuária da Vila São João na manhã de quinta-feira (16). O pedido para a obra foi da vereadora Vera Gabardo. Anteriormente, a obra já havia sido solicitada por Ronaldão (PSDB) ao deputado estadual Paulo Litro, que ia destinar recursos para a obra, mas desistiu. A causa foi algum desacordo político entre eles. “Por eu não apoiar ele, ele cancelou”, contou Ronaldão.  Nas eleições de 2022, Ronaldão foi candidato a deputado estadual e Paulo Litro a deputado federal. Litro foi eleito e é um dos representantes do Paraná em Brasília. Ronaldão explica que precisou seguir a orientação do PSDB e apoiar a candidatura de Beto Richa a deputado federal. Logo, para “dar nome aos bois”, a capela da Vila São João está sendo construída graças ao pedido da vereadora Vera Gabardo a Artagão Júnior. Embora, atualmente, Ronaldão também elogie a atuação Artagão Júnior. 

Fidelidade

Uma das características do deputado Artagão Júnior é não esquecer aqueles que são parceiros. E a vereadora Vera Gabardo é uma delas. Também o vereador Nego Jacumasso, que solicitou a capela mortuária para o Guamirim. Ambos, que apoiaram o deputado nas últimas eleições, já comemoram os benefícios para suas comunidades.

Derbli se justifica para Artagão

O prefeito Jorge Derbli aproveitou a vinda do deputado Artagão Júnior a Irati para tentar justificar a votação que o parlamentar obteve no município. Apesar de Artagão Júnior ter sido o mais bem votado dentre os eleitos, a expectativa era maior. Segundo Jorge, os cinco candidatos locais que concorreram a deputado estadual em 2022 tiveram mais de 50% dos votos, o que prejudicou a busca por votos para Artagão. Dois dos candidatos não eleitos destacam-se nesta conta, Rafael Lucas, que recebeu 25,5% dos votos dos iratienses e Ronaldão, que obteve 21,41%. 

Curi deverá alçar voos mais altos

Dono de uma votação extraordinária, que faz jus ao trabalho dedicado e competente que ele sempre executou na região e em todo Paraná, Alexandre Curi deverá alçar voos mais altos nas próximas eleições. Duas possibilidades estão sendo consideradas por ele: concorrer a uma vaga no Senado ou ser candidato a governador ou vice-governador.

O que dizem os números

Nas eleições de 2022, Alexandre Curi foi o candidato a deputado estadual com a maior votação no Paraná, ele obteve 237.033 votos. O segundo mais votado, Marcio Nunes obteve 122.006 votos para deputado estadual. Além de Curi, quem também considera a possibilidade de se candidatar a governador do Paraná em 2026 é o ex-líder do governo Bolsonaro, Ricardo Barros, que foi eleito deputado federal, com 107.022 votos.  Na comparação, considerando os resultados das urnas, Curi obteve 130 mil votos a mais do que Ricardo Barros. É isso que os números dizem.

Ambulância para o SAMU

Na manhã de quinta-feira (16) ocorreu, em Irati, a  entrega de uma ambulância de suporte básico para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).