facebook
14/09/2020

Política em Questão - Por Ciro Ivatiuk e Letícia Torres

Política em Questão - Por Ciro Ivatiuk e Letícia Torres

Prazo se esgotando

16 de setembro é o último dia para que os partidos políticos façam suas convenções e definam, de fato, quem são seus candidatos a prefeito e vice-prefeito. Desta forma, na quarta-feira da próxima semana.

PT dividido em Irati

Um dos primeiros a fazer convenção foi o Partido dos Trabalhadores (PT). Entretanto há grandes divergências entre membros da sigla e o reconhecimento ou não da convenção depende da outorga do diretório estadual. Na convenção, foi decidido que o PT indicará a ex-secretária de Cultura Claudete Basen como vice do candidato do PCdoB, o professor do IFPR João Luis Dremiski. Mas, de acordo com o pré-candidato a prefeito do PT, Osvaldo Zaboroski, algumas das pessoas que votaram para a composição PT/PCdoB não são mais fi liadas ao PT e sim ao PDT. “Só isso daria impugnação da convenção”, afi rmou Zaboroski. Ele também fala que a orientação da presidente nacional do partido, Gleisi Hoffmann, é para que o PT saia com chapa pura sempre que houver candidatos. O presidente do PT de Irati, Adevino Leite da Silva, compartilha de posição similar à do pré-candidato. Segundo eles, o estatuto do partido teria sido desrespeitado pelo grupo que organizou a convenção.

Diretório Estadual

Na tarde desta quinta-feira (10), a Executiva Estadual do PT se reuniu em Curitiba. Entretanto, o problema da convenção de Irati não fez parte da pauta de discussões porque apesar do Diretório ter sido comunicado sobre a questão, não recebeu nenhum documento formal sobre o ocorrido. Entretanto, uma frente ampla que reuniria vários partidos é bem vista pelo Diretório Estadual do PT que, inclusive, considera uma coligação incluindo também o PDT. Representantes do Diretório Estadual deverão vir a Irati para tratar do assunto, que também envolve composições regionais envolvendo municípios maiores, como Guarapuava. Aguardemos, então, as cenas dos próximos capítulos.

PDT e PSB

De acordo com a pré-candidata do PDT a prefeita, psicóloga Rafaela Ferençz, o PDT e o PSB do deputado Aliel Machado devem coligar. O nome do vice ainda não está definido e as convenções serão o dia 14.

MDB com o PTC e o Republicano

O MDB fez sua convenção na noite desta quinta-feira (10) junto com o PTC e com o Republicano. Até o fechamento desta edição, a convenção

PSD e Cidadania

O PSD que tem como pré-candidato o ex-vereador Emiliano Gomes fará sua convenção na terça-feira, dia 15. Mesma data da convenção do PSC, partido ligado ao ex-deputado estadual e ex-prefeito de Irati Felipe Lucas, que é fi liado ao Cidadania. A tendência é que Felipe indique

um nome para vice de Emiliano. Valorizando a bancada feminina do PSC, um dos possíveis nomes é o da ex-presidente da Anapci, Teresinha Veres, apesar de também haver outras possibilidades de indicação por parte de Felipe.

PSL

O pré-candidato do PSL, Frederico Ruva Neto, o Ico Ruva, está em contado com alguns partidos e ainda não tem um pré-candidato a vice-prefeito definido. A convenção do partido será no dia 14.

Patriota

O P a t r i o t a , partido do provedor da Santa Casa de Irati, Ladislao Obrzut Neto, esteve em conversação com vários partidos recentemente. Tanto poderá apoiar o atual prefeito, Jorge Debli, que é pré-candidato, como pode enveredar para diferentes lados.

PSDB, Democrata e PV

O PSDB confi rmará o atual prefeito Jorge Derbli como candidato na convenção da sigla, na noite de segunda-feira, 14. Apesar da boa relação que Derbli mantém com o vice atual, Amilton Komnitski (Democrata), há uma forte tendência de que para essas eleições, o vice de Derbli seja uma indicação do PV. No feriado desta semana, o PV declarou que seu pré-candidato à majoritária é o ex-presidente de Câmara de Irati, vereador e professor Helio de Mello. Logo, a tendência é que Helio possa ser o vice de Derbli e, neste caso, traria a deputada Leandre para o palanque. Caso isso se confi rme nas convenções deste dia 14, Helio mantém o que vinha falando há muito tempo, que não concorreria mais uma vez ao cargo de vereador.

Boas vindas ao governador

O presidente interino da Amcespar, Vanderlei Kawa, fez questão de acompanhar o prefeito de Rebouças Luiz Everaldo Zak (PSD) e o vice-prefeito Fábio Chiqueto (PSD) na recepção ao governador Ratinho Júnior, que esteve em Rebouças na semana passada. O governador veio ao município no dia 04, acompanhado pelo secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, para fazer a inauguração de casas populares. Devido ao período eleitoral, Zak não pôde participar da solenidade.

Presidente da Sanepar tem vínculo com Irati

O presidente da Sanepar, Claudio Stabile, ao visitar Irati nesta quartafeira (09) fez questão de observar com atenção os quadros dos ex-prefeitos dispostos na sala de reuniões da Prefeitura de Irati. “Avô do meu fi lho já foi prefeito de Irati na década de 30, isso para mim é um orgulho muito grande. É sempre uma referência esta cidade para a gente, família”, disse Stabile. Ele fez questão de fazer uma foto ao lado do quadro de Mario Pimentel de Camargo, prefeito entre 1932 e 1938. E quem foi o fotógrafo foi o deputado estadual Artagão Júnior.

Nova chefia do IAT

Nos próximos dias, o engenheiro ambiental Jonas Bakersen deverá assumir a chefi a do escritório regional de Irati do Instituto Água e Terra (IAT) – que surgiu da fusão do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Instituto das Águas do Paraná e do Instituto de Terras, Cartografi a e Geologia. O IAT faz parte da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo.

Saiba mais

Acompanhe na próxima sexta-feira, o resultado das convenções partidárias de Irati e quem serão os candidatos de todos os municípios da região Centro Sul.

COMENTÁRIOS