Política em Questão – Por Ciro Ivatiuk e Letícia Torres

Por Redação 3 min de leitura

Governador Ratinho Jr. em Rio Azul

Nesta sexta-feira (09), o governador Ratinho Júnior estará em Rio Azul. Ele vem à região para inaugurar o primeiro condomínio de casas do Programa Vida Nova e será recebido pelo prefeito Leandro Jasinski, pelo vice-prefeito Jair Boni e pela secretária de Assistência Social Ghessi Buco Jasinski. Serão entregues 34 novas casas, sem custo, a famílias em vulnerabilidade. O investimento nas obras foi de R$ 3 milhões, com recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza.

Equipe eficiente

Organizada e eficiente, a equipe do deputado estadual reeleito Artagão Júnior está discutindo e avaliando projetos já em andamento em várias instâncias do governo do estado e também planejando diretrizes de trabalho para 2023. Os municípios atendidos pela equipe, como Inácio Martins e Irati, sabem que sempre podem contar com estes profissionais que, prontamente, se dispõem a auxiliar.  

Rover tem contas de 2014 reprovadas pela Câmara de Imbituva

Em votação realizada na segunda-feira (05), a Câmara Municipal de Imbituva seguiu a recomendação do Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR) e reprovou as contas do Exercício Fiscal de 2014, do ex-prefeito Bertoldo Rover. O parecer do TCE-PR pela desaprovação das contas é porque o gestor deixou de repassar os valores cabíveis ao Fundo de Previdência neste ano de 2014.

Beto Richa assume, Jocelito Canto continua inelegível  

Na terça-feira (6), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou, por unanimidade, um recurso apresentado pelo ex-prefeito de Ponta Grossa Jocelito Canto e o manteve inelegível. Jocelito foi candidato a deputado federal pelo PSDB nas eleições deste ano e foi o mais votado do partido. Com a decisão do TSE, a qual não cabe recurso, confirma-se que o segundo mais votado do partido – o ex-governador Beto Richa –  deverá ser diplomado esse mês e assumir como deputado federal em janeiro. 

Traiano poderá concorrer à presidência da ALEP

O Supremo Tribunal Federal (STF) definiu, na última quarta-feira (07), que só cabe uma reeleição ou recondução consecutiva dos membros da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP). Entretanto, para fins de inelegibilidade, não vão ser consideradas as Mesas Diretoras eleitas antes de 7 de janeiro de 2021. Portanto, mesmo que o deputado Ademar Traiano esteja à frente da Alep desde 2015, pelo entendimento do STF só será considerado para fins de reeleição o último mandato que o presidente assumiu, em fevereiro de 2021, garantindo a ele a possibilidade de concorrer ao mesmo cargo mais uma vez.

Influência da Copa do Mundo no Legislativo

Em Irati, a Câmara Municipal que sempre se reúne às terças-feiras para as sessões ordinárias, já decidiu antecipar os trabalhos da próxima semana para segunda-feira (12) devido à possibilidade de classificação da Seleção Brasileira para a semifinal da Copa do Mundo, em que o jogo ocorre na terça, às 16 horas. 

Abertura do Natal em Irati será domingo

No domingo, dia 11, Irati receberá o Minha Cidade é Massa a