Política em Questão – Por Ciro Ivatiuk e Letícia Torres

Por Redação 3 min de leitura

Indefinição

O segundo turno para a escolha do presidente do Brasil neste domingo (30) será uma eleição difícil, em que cada voto fará muita diferença para decidir quem será o presidente do Brasil. Ao que tudo indica, o percentual de brasileiros que votará em cada candidato deverá ser muito parecido.  Com isso, a estimativa é que mais de 45% dos eleitores ficarão insatisfeitos com o resultado do pleito, independentemente se o eleito for Bolsonaro ou se for Lula.  Olhando para os números da votação do 1º turno, deverão ser mais de 50 milhões de eleitores insatisfeitos.

Números do 1º turno

No primeiro turno das eleições, Lula obteve 57.259.504 votos e Bolsonaro obteve 51.072.345 votos. Juntos, os outros nove candidatos somaram 9.897.870 votos. Com isso, o total de votos válidos no primeiro turno foi 118.229.719, o que representa 95,59% de votos a candidatos concorrentes. Já os outros 4,41% foram os votos não válidos, que são os votos nulos e em branco.  Votos nulos (quando o eleitor digita na urna um número que não corresponde a nenhum candidato) totalizaram 3.487.874 votos e os votos em branco (quando o eleitor aperta a tecla branco da urna) somaram 1.964.779 votos.

Respeito necessário

O mundo todo está ciente da alta polarização entre direita e esquerda que marca este 2º turno das eleições presidenciais no Brasil. Entretanto, a base do sistema democrático é o respeito à opinião da maioria, manifestada através do voto. É preciso tolerância e respeito à diferença de pontos de vista.

Prece do papa Francisco

O papa Francisco disse na quarta-feira (26), que reza para que o povo brasileiro fique livre do ódio, da intolerância e da violência. A afirmação foi feita durante a missa semanal que ele celebra em Roma, na praça São Pedro.

 Patriota e PTB se fundem formando o Mais Brasil

A fusão entre Patriota e PTB foi consolidada esta semana, na quarta-feira (26), dando origem a um novo partido o Mais Brasil. No Paraná, Marisa Lobo continua como presidente da sigla. Segundo ela, a união dos partidos ocorreu de forma tranquila, “com 100% de aceitação, formando agora um partido mais forte”.

Promoções e progressões para a polícia civil

O governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou na quarta-feira (26) novas promoções e progressões nas carreiras dos servidores da Polícia Civil do Paraná – PCPR. Cerca de mil policiais civis serão beneficiados com a medida, que será formalizada em etapas. Os decretos preveem um incremento de mais de R$ 1 milhão na remuneração de 967 policiais até dezembro.

Evento em apoio a Bolsonaro

Na segunda-feira (24), vários prefeitos da região participaram de um grande evento, realizado em Ponta Grossa pelo governador Ratinho Júnior (PSD) em apoio à reeleição de Jair Bolsonaro (PL). Além do governador, estiveram presentes o deputado federal Sandro Alex, o presidente da Associação dos Municípios do Centro Sul do Paraná (Amcespar), prefeito de Inácio Martins, Júnior Benato, e a presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde, prefeita de Fernandes Pinheiro Cleonice Schuck.  Ainda, outros prefeitos da região, outros deputados estad