facebook
06/11/2020

Política em Questão - Por Ciro Ivatiuk e Letícia Torres

Política em Questão - Por Ciro Ivatiuk e Letícia Torres

Vitória da democracia

A boa política requer a discussão democrática, a argumentação, a troca de ideias e as críticas. Todos estes pontos foram marcantes no debate realizado pela Rádio Najuá e Jornal Hoje Centro Sul, no dia 30 de setembro, entre os candidatos a prefeito de Inácio Martins. Os dois candidatos do Município, Júnior Benato (PSD) e Padre Marcos (PSB), não fugiram da raia. Frente a frente, cada um defendeu seu ponto de vista, suas propostas e fez críticas ao oponente. Cabe ao eleitor avaliar o preparo de cada candidato e escolher o que julgar melhor.  

Polarização situação-oposição

Com apenas dois candidatos no Município, não há como fugir da polarização situação-oposição.  Júnior Benato (PSD), que concorre à reeleição, aproveitou o tempo para defender as ações de seu governo, expor dados, números e conquistas. Também para criticar o grupo que governava antes dele, o mesmo que dá suporte ao oponente nessas eleições. Já Padre Marcos apontou problemas, fez críticas a decisões do atual governo municipal e disse que fará diferente. Postura normal de oposição. Ambos os candidatos merecem os nossos cumprimentos pela participação no debate.

Aciai se reúne com o prefeito

Na tarde desta terça-feira (03), o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Irati (Aciai), Elias Mansur, esteve reunido com o prefeito de Irati, Jorge Derbli (PSDB). Acompanhado por outros diretores da instituição, ele apresentou ao chefe do Executivo Municipal e à secretária de Desenvolvimento Econômico, Samanta Ferreira, o vídeo produzido pela Aciai para incentivar a compra no comércio local e a manutenção dos empregos. A campanha será realizada através de parceria entre a Aciai e o Município. Na reunião também foi comentada a Campanha de Natal, que será lançada em breve.

BRDE libera R$ 196 milhões ao comércio e serviços

O volume de crédito liberado pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) para o comércio e serviços do Paraná, de janeiro a setembro deste ano, ultrapassa R$ 196 milhões. O resultado, praticamente igual ao do mesmo período de 2019, é considerado bastante positivo, diante das condições difíceis de 2020, em função da pandemia do novo coronavírus e a desaceleração da atividade econômica. “O desempenho demonstra o apoio do BRDE ao comércio e serviços, garantindo o suporte das atividades mesmo durante o período de forte crise deste ano”, afirma o diretor de Operações do Banco, Wilson Bley Lipski.

Respeito necessário

A invasão de espaços públicos não faz com que a opinião daqueles que articulam o ato prevaleça. Isso foi provado nos últimos dias, quando se discutiu a implantação dos colégios cívico-militares no Paraná. Apesar de integrantes da APP-Sindicato e da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (Upes) terem ocupado o prédio da Secretaria de Estado da Educação, em Curitiba, na manhã de sexta-feira (30), por serem contrários aos colégios cívico-militares, a maioria desses colégios foi aprovada pela comunidade escolar. Dos 216 colégios selecionados para o novo modelo, 176 foram aprovados e 21 optaram pela manutenção do modelo tradicional. E em 19 colégios o quórum de mais de 50% de votos da comunidade escolar ainda não foi alcançado.  Concordando com o modelo ou discordando dele, vale o respeito pela opinião da maioria, isto é democracia.

COMENTÁRIOS