facebook
09/11/2021

Política em Questão - Por Ciro Ivatiuk e Letícia Torres

Política em Questão - Por Ciro Ivatiuk e Letícia Torres

Francischini e outros três deputados deixaram a Assembleia Legislativa

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou o mandato do deputado estadual Delegado Francischini (PSL) por divulgação de “fake news” contra o sistema eleitoral e anulou os 427.749 votos que ele recebeu nas eleições 2018. Uma notificação sobre a decisão do TSE foi encaminhada à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) e lida na sessão ordinária desta quarta-feira (03). Com a anulação dos votos, foi feito um recálculo da distribuição de votos válidos pelo TRE-PR, fazendo com que os outros três deputados do PSL perdessem a vaga. Além de Francischini, também deixam a Assembleia os deputados Emerson Bacil (PSL), Do Carmo (PSL) e Cassiano Caron (PSL) – que havia assumido na semana passada.

Quatro novos deputados estaduais assumem no dia 08

Com a redefinição dos votos válidos, assumem as vagas na ALEP Adelino Ribeiro (Patriotas), Nereu Moura (MDB), Elio Rusch (DEM) e Pedro Paulo Bazana (PV). O presidente do Legislativo, Ademar Traiano convocou os novos parlamentares para assumirem os mandatos na sessão ordinária da próxima segunda-feira (08).

Vice-prefeita Juliana destaca a força da mulher no agronegócio

‘A importância da mulher no agro’, foi o tema de um evento organizado pelo Sindicato Rural de Teixeira Soares, em parceria com a cooperativa Frísia e da Sul Agrícola. Uma das participantes do evento foi a atuante vice-prefeita de Teixeira Soares, Juliana Belinoski. Além de conhecer de perto a realidade agrícola, Juliana também é uma grande defensora do empreendedorismo feminino no agro.  “As mulheres vem ganhando cada vez mais espaço no agro, cargos de lideranças em pequenas e grandes propriedades, e no encontro foi abordado  sobre a força feminina, a força da mulher no agronegócio”, disse Juliana, acrescentando a que é importante assumir o cooperativismo.

Alunos de escolas de Irati recebem prêmios

Com trabalhos sobre o tema “Economia Circular”, alunos de duas escolas municipais de Irati foram premiados na fase regional do Programa de Educação Ambiental “Campo Limpo”. Na categoria Desenho, os alunos da Escola Municipal Rosalina Cordeiro de Araújo, Lucas Nathan Cordeiro de Ramos e Andriel de Bonfim, ficaram na segunda e na terceira colocação, respectivamente. Eles foram orientados pelas professoras, Alice Nilma Falat Gelinski e Sônia Maria Derkach. Na categoria Redação, a estudante Loriane Geniplo Ribas, da Escola Municipal Tancredo Martins, ficou em 3º lugar, sob a coordenação da professora Tatiane Kasprik.

COMENTÁRIOS