facebook
09/10/2020

Política em Questão - Por Ciro Ivatiuk e Letícia Torres

Política em Questão - Por Ciro Ivatiuk e Letícia Torres

Esperado

Como já era esperado, a maioria dos candidatos concentrou suas críticas ao atual prefeito de Irati, Jorge Derbli (PSDB), afinal eles têm que dizer que a administração está muito ruim para tentar convencer o eleitor de que são uma opção melhor do que Derbli para governar o Município. Também como era esperado, Derbli não fugiu da raia. Apesar de certa tensão inicial, ele enfrentou cada uma das críticas e fez defesas objetivas. Em seu favor, ele tem as obras que a população vê e o relacionamento que construiu ao longo de seu mandato com diversos segmentos, como associações de moradores dos bairros, universidade e empresários.      

Surpresa         

Surpreendeu a participação do candidato do PCdoB a prefeito de Irati, João Dremiski. Agrônomo e professor, ele se preparou para o debate, estudando os planos de governo dos adversários. Com isso, Dremiski pôde dosar com maestria as críticas aos oponentes, além de apresentar algumas de suas propostas, parte delas justificadas a partir de dados técnicos.                                  

Bola fora             

A afirmação feita pelo candidato do PSL, Ico Ruva, de que o novo parque que está sendo construído na Vila São João é frequentado por “maconheiros” ofendeu os moradores daquele bairro. Foi uma enxurrada de comentários dos eleitores que estavam assistindo ao debate repudiando tal afirmação do candidato. E o trecho do debate  em que Ico disse isto foi um dos mais compartilhados nas redes sociais. Na segunda-feira, o candidato gravou um vídeo pedindo desculpas.    

Briga pelo filho                   

O programa Ecotroca, que permite aos iratienses trocar lixo reciclável por alimentos comprados dos agricultores locais, foi motivo de disputa entre o candidato do PT, Zaboroski, e a candidata do PDT, Rafaela. Ambos tentaram atribuir a seus grupos a criação do programa. E o pior é que ambos não estão errados, porque o programa foi criado na gestão do prefeito Odilon Burgath, eleito pelo PT, mas que mudou de partido durante o mandato e foi para o PDT. Zaboroski (PT) era secretário de Meio Ambiente de Odilon à época da implantação do programa e Rafaela (PDT) tem forte apoio de Odilon e de grande parte do grupo do ex-prefeito nas eleições deste ano.            

Enorme audiência       

O 1º debate entre os candidatos a prefeito de Irati foi um dos temas mais comentados na cidade nos últimos dias. Uma significativa parcela dos eleitores de Irati acompanhou o debate pela rádio ou pela internet para conhecer os candidatos. Missão cumprida! Rádio Najuá e Jornal Hoje Centro Sul dando oportunidade para que a população avalie aqueles que querem comandar o Município.        

Próximos debates

A rádio Najuá e o jornal Hoje Centro Sul farão debates entre os candidatos a prefeito dos municípios de Fernandes Pinheiro no dia 16 de outubro; de Teixeira Soares, no dia 23 de outubro; de Inácio Martins, no dia 30 de outubro; de Rio Azul, no dia 06 de novembro, de Imbituva, no dia 09 de novembro; e o 2º debate de Irati, no dia 12 de novembro.

COMENTÁRIOS