facebook
08/03/2021

Política em Questão - Por Ciro Ivatiuk e Letícia Torres

Política em Questão - Por Ciro Ivatiuk e Letícia Torres

Prorroga ou não?

Nos próximos dias, o Governo do Estado deverá decidir se prorroga ou não o Decreto nº 6983/2021, que fechou por dez dias as atividades não essenciais em todo Paraná. O presidente da Associação dos Municípios do Centro Sul do Paraná (Amcepar), Júnior Benato (PSD),  conta que está agendada para esta sexta-feira (05) uma reunião entre os presidentes das associações de municípios de todo o Estado e o governador Ratinho Junior. “O que o governo quer saber? Se os municípios estão firmes no decreto, estão seguindo o decreto, ou se eles tentaram flexibilizar alguma coisa”, disse o presidente da Amcespar. Segundo ele, a avaliação final quanto à prorrogação ou não do decreto deverá ser feita na segunda-feira (08), quando termina o prazo de vigência do mesmo.

Situação crítica no País e em Irati

A velocidade de novos infectados pelo coronavírus no Brasil é assustadora. Apenas na quarta-feira (03), foram registrados mais 74 mil novos casos, o maior valor em todo o mundo, e 1.840 mortes, recorde desde o início da pandemia no País. Na Santa Casa de Irati, os reflexos dessa propagação acelerada do vírus podem ser observados. Há pacientes na entrada do hospital, aguardando espaço para ocupar leitos Covid-19, inclusive um já faleceu. Enquanto isso, muitas pessoas ainda não se conscientizaram da gravidade da doença e seguem fazendo festas e aglomerações.

Ailton Laroca

Até o fechamento desta edição, um dos pacientes que estava internado em estado grave na Santa Casa de Irati devido à Covid-19 era o vereador Ailton Laroca (PV). Ele foi diagnosticado com a doença no dia 21 de fevereiro e hospitalizado no dia 27.

Adiamento do prazo para pagar o IPVA

Em razão do agravamento da pandemia de Covid-19, com a necessidade de suspensão do funcionamento dos serviços e atividades não essenciais, a Secretaria de Estado da Fazenda postergou em um mês o vencimento das parcelas do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Anteriormente já havia sido autorizado o pagamento do IPVA deste ano em até cinco parcelas mensais, a partir de janeiro. Até então, o parcelamento máximo era de três meses. Agora, as três parcelas restantes de 2021 terão seus prazos adiados em um mês. Assim, a terceira parcela, que deveria ser paga em março, terá seu prazo postergado para abril, e assim sucessivamente até a quinta e última parcela, em junho.

Leandre é contra desvincular pisos da saúde e educação

“Vejo com muito temor a desvinculação dos pisos constitucionais da saúde e da educação, proposta no relatório da PEC Emergencial”, afirmou a deputada federal Leandre Dal Ponte (PV), sobre a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 186/2019, que tramita no Senado. O texto prevê que a desvinculação dos recursos perdure mesmo após o fim do auxílio emergencial e do estado de calamidade imposto pela pandemia da Covid-19. A deputada paranaense, que foi secretária de Saúde em tempos em que o piso constitucional ainda não existia, afirma que sem os compromissos sólidos, previstos na constituição, é muito mais difícil trabalhar em prol da saúde e da educação. Pela constituição, hoje em dia, o Governo Federal é obrigado a investir pelo menos 15% do orçamento em saúde e 18% na educação. Já os estados são obrigados a investir 12% e 25%, respectivamente. 

Lotes foram limpos

De acordo com o do Departamento de Fiscalização da Prefeitura de Irati, após a publicação do Edital para Conhecimento Público 01/2021, que estipulou prazo para limpeza de terrenos baldios, grande parte dos lotes na área urbana que estavam em situação de abandono, com acúmulo de mato e lixo, passou por adequações por parte de seus proprietários. A multa para quem não fizer a limpeza é de seis URMs, R$ 487,68. Denúncias podem ser feitas através dos telefones (42) 3132-6153 ou  3907 3045.

COMENTÁRIOS