facebook
04/12/2020

Política em Questão - Por Ciro Ivatiuk e Letícia Torres

Política em Questão - Por Ciro Ivatiuk e Letícia Torres

Presidente da Câmara de Irati entrega cartilhas para as escolas

Cartilhas Educativas sobre democracia, estrutura política do Brasil e o papel do vereador estão sendo entregues às escolas iratienses pelo presidente da Câmara Municipal de Irati, Nei Cabral (PV), e pela coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação, Dione Cristina. Na última sexta-feira (27) eles visitaram oito escolas, tanto da cidade como da área rural. “Este é um trabalho sem cores partidárias, que visa apresentar, de forma clara e objetiva, as funções e atribuições dos vereadores e da Câmara, além de incentivar a participação e a formação da cidadania política dos nossos jovens e da sociedade em geral”, explicou Nei. O material poderá ser levado para a casa pelos alunos e utilizado pelos professores durante as aulas. Alguns dos temas abordados pela cartilha são: O que é a Câmara Municipal e como ela é composta; O que é uma Lei; O que é uma Comissão Parlamentar de Inquérito; O vereador e a Ética; entre outros assuntos. 

“Não loteamos cargos na prefeitura”, destaca prefeito eleito de Rio Azul

Leandro Jasinski (PSD), prefeito eleito de Rio Azul, disse que já escolheu parte do secretariado para sua gestão à frente do Executivo. “As pessoas que estamos escolhendo agora são pessoas técnicas, cada uma é competente em sua área. Como falei, não loteamos os cargos na prefeitura a troco de voto para poder ganhar a eleição. Ganhamos a eleição na raça, ganhamos a eleição nas propostas. Agora, a nossa obrigação é formar uma boa equipe para bem tocar o Município junto com a gente”, disse Jasinski em entrevista à Rádio Najuá.  Ele afirmou que anunciará a equipe completa mais no final do ano, perto da data da posse.

Garra

Com 32 anos e muita vontade de fazer melhor pelos cidadãos, o prefeito eleito de Rio Azul, Leandro Jasinski (PSD), traz um novo ânimo para a cidade. Ele conseguiu liderar a união de um expressivo grupo político em torno de sua candidatura e, sem fazer alarde, tirar a família Solda do poder. Tudo isso, com uma campanha modesta (em que usou pouco dinheiro, menos da metade do que o oponente) e explicando, com sinceridade, o que quer fazer em sua gestão. Além da confiança que conquistou olhando nos olhos das pessoas, Leandro tem em seu favor a garra da juventude e a experiência de já ter sido vereador. Dentre as principais propostas do prefeito eleito, estão mais investimentos na área da saúde para que ocorram melhorias significativas nesta área. Vale lembrar que vários médicos de Rio Azul apoiam Leandro e darão suporte para as ações.  

Prazo para justificar o voto

Os eleitores de Irati e de todos os municípios da região que não votaram no dia 15 de novembro têm até 14 de janeiro de 2021 para justificar o voto. O prazo é de 60 dias depois da data da votação. Na região Centro Sul, onde todos os municípios têm menos de 200 mil eleitores e não há segundo turno, valem os 60 dias contados a partir de 15 de novembro. É possível justificar a ausência apresentando um comprovante, como atestado médico ou bilhete de viagem, por exemplo. A justificativa pode ser feita: Presencialmente, em um cartório eleitoral; Pelo aplicativo e-Título; Ou pela internet no Sistema da Justifica Eleitoral. Em todos os casos é preciso apresentar/enviar os documentos pessoais e os comprobatórios.

Procuradoria da Mulher

De acordo com a deputada federal Leandre Dal Ponte (PV), as mulheres representam 16 % do total de eleitos para as câmaras municipais do Paraná. Ela destaca que o número ainda é baixo e defende a presença feminina nas câmaras de vereadores  também através da Procuradoria da Mulher,  que pode ser criada mesmo nas câmaras municipais sem vereadoras eleitas.

COMENTÁRIOS