facebook

Política em Questão - Por Ciro Ivatiuk e Letícia Torres

01/05/2023

Política em Questão - Por Ciro Ivatiuk e Letícia Torres

Revitalização da BR-153

Acompanharam o prefeito de Irati e presidente da Amcespar Jorge Derbli em Brasília, o presidente da Câmara Municipal de Irati, José Ronaldo Ferreira, e o vereador Alcides Cezar Pinto. Eles participaram de audiência com o ministro dos Transportes, Renan Filho, e com o presidente do DNIT, Fabricio Galvão, na quarta-feira (26). Os dois vereadores solicitaram recentemente ao DNIT adequações e melhorias na BR 153 – entre o trevo do Riozinho e o viaduto da BR 277.  O tema da audiência foi justamente a revitalização da BR-153, mas não apenas do trecho da rodovia que passa por Irati, mas sim do trecho que abrange todos os municípios da Amcespar. Por isso, os prefeitos dos municípios da região Centro Sul, por onde a Transbrasiliana passa, também participaram da reunião, em Brasília.

Recursos para a educação

O deputado estadual Marcelo Rangel informou que ele e o deputado federal Sandro Alex destinaram R$ 100 mil para o Colégio Estadual Antônio Xavier da Silveira. Os recursos são provenientes do Programa Escola Mais Bonita 3. “Estamos trabalhando para fortalecer nossa parceria e atuação no município”, disse Rangel.

Vereadores de Irati aprovam Programa Porteira Adentro

Em Irati, na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de terça-feira (25), os vereadores aprovaram em primeira votação, o Projeto de Lei do Executivo nº 006/2023, que institui o Programa Porteira Adentro. O objetivo é definir regras para a execução de serviços dentro das propriedades rurais, fomentando a produção agrícola.

Presidente do Consórcio de Saúde participa da Tribuna Popular, na Câmara de Irati (foto)

Também na Sessão da Câmara de Irati desta semana, no dia 25, a Tribuna Popular foi utilizada pela presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS Amcespar), Cleonice Schuk. Ela detalhou como é a atuação do Consórcio para a oferta de atendimentos especializados de consultas, exames e procedimentos. Também respondeu questionamentos dos vereadores sobre os repasses feitos pelos municípios da região à Santa Casa de Irati – que totalizaram mais de R$ 2 milhões em 2022 –, e explicou o que foi feito para auxiliar a entidade.  “Na gestão passada, tivemos a oportunidade falar pessoalmente com o ex-presidente e solicitar a equiparação da tabela SUS, atualização, que há mais de 14 anos não acontece, não tem reajuste. Sabemos das dificuldades dos hospitais, só no estado do Paraná são 1440 unidades credenciadas”, afirmou a presidente do CIS/Amcespar.  Ela ainda citou reuniões recentes com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) que preveem aumentos no repasse para a Santa Casa de Irati e também para o Centro de Saúde Erasto Gaertner de Irati. A presidente do Consórcio ainda explicou sobre o atendimento aos pacientes oncológicos e respondeu as diversas dúvidas dos vereadores.

15ª Festa do Pinhão não ocorrerá

O Provopar e a Prefeitura de Inácio Martins divulgaram uma nota, na quarta-feira (26), cancelando a 15ª Festa do Pinhão, que estava prevista para o mês de junho. Diversos motivos foram elencados para esta decisão: a queda nos repasses financeiros aos municípios; os custos para manter os serviços de saúde; o déficit nas contas da Santa Casa de Irati, que requereu aporte financeiro dos municípios para não deixar de prestar atendimentos à população; e a necessidade de investimentos que não estavam previstos no setor de educação, mas precisarão ser feitos para a segurança das escolas.

Comentários

🗞️📰 Edição 1567 - Já nas bancas!
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580