facebook
07/07/2021

Política em Questão - Por Ciro Ivatiuk e Letícia Torres - Vacinas salvam vidas

Política em Questão - Por Ciro Ivatiuk e Letícia Torres - Vacinas salvam vidas

Vacinas salvam vidas

Na última semana o prefeito de Inácio Martins e Presidente da Amcespar Junior Benato deu exemplo postando a foto tomando a vacina. Ele recebeu  a primeira dose da vacina AstraZeneca Fiocruz.

Sala do Empreendedor em novo endereço

A Sala do Empreendedor de Irati está atendendo em novo endereço. Agora, o órgão funciona junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, na Rua da Cidadania Frei Jaime, 40, no 2º andar do prédio da ACIAI. Conforme a coordenadora da Sala do Empreendedor, Sabrina Cidres, a mudança é facilitará o atendimento ao empresariado iratiense. “A finalidade da mudança é englobar o atendimento ao empresário, tendo no mesmo local a Sala do Empreendedor, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a ACIAI. É um local de fácil acesso no centro da cidade”, ressaltou. 

Imbituva receberá investimentos em saneamento 

Demandas de Imbituva foram apresentadas à Sanepar pelo prefeito Celso Kubaski e pelo vice Zaqueu Bobato.  Serão destinados ao Município cerca de R$  27 milhões para ampliação da rede de água, melhorando a distribuição em toda a cidade e principalmente nas vilas Julio Menon, Athaides Beraldo e Brasil. Também nas comunidades de Aterrado Alto e Mato Branco de Baixo.  Para ampliação da rede de esgoto, serão destinados mais de R$ 2,5 milhões para instalação na vila Athaides Beraldo, com cerca de 2, 5 km de extensão,  e na vila Brasil,  com mais de 9,4 km de extensão – com previsão de início das obras no primeiro semestre de 2022.

Instalação do IML

Na última terça-feira (29), na sede da Amcespar em Irati aconteceu uma reunião referente a implantação do IML em Irati e a apresentação do projeto: Serviço de Verificação de Óbito (SVO). Participaram da reunião os prefeitos dos municípios da Amcespar, o presidente da Câmara Municipal de Irati, Helio de Mello (PV), o delegado de Polícia Civil  Paulo César Eugênio Ribeiro, o chefe da 4ª Regional de Saúde  Walter Trevisan,  o deputado Estadual, Ricardo Arruda (PSL)  além de outras autoridades.  Durante a reunião, o médico legista do Instituto Médico Legal (IML), André Roquete, explicou sobre a necessidade da instalação do IML e do Serviço de Verificação de Óbito (SVO) em Irati. O médico fez esclarecimentos em relação a importância do IML e SVO para a sociedade, sobretudo para aperfeiçoar a qualidade da informação sobre mortalidade, colaborando no aprimoramento de políticas públicas de saúde.

Mallet oferece cursos profissionalizantes

Vários cursos gratuitos têm sido oferecidos em Mallet e pretendem capacitar mais de 200 pessoas. A proposta do prefeito Moacir Alfredo Szinvelski e do vice-prefeito José Francisco Makoski é oferecer capacitações para que as pessoas possam se inserir no mercado de trabalho. “É muito gratificante ver o feedback muito positivo dos alunos já formados, que já estão saindo com um trabalho direcionado através dos cursos”, afirma o prefeito. Na última semana, mais uma turma do curso técnico de mecânica industrial e uma turma do curso de corte e costura concluíram os estudos.

Nelson Justus

O Condomínio do Idoso é um dos projetos que está em andamento em Irati  para promover melhores condições sociais aos idosos, para que tenham um envelhecimento ativo, com saúde e lazer. Tal realização recebeu o apoio do deputado estadual Nelson Justus (DEM) junto ao Governo do Estado.

Texto: Ciro Ivatiuk e Letícia Torres

COMENTÁRIOS