facebook
28/06/2021

Política em Questão - Por Ciro Ivatiuk e Letícia Torres - Pulseiras para pacientes com Covid-19 não são aprovadas pela Câmara de Irati

Política em Questão - Por Ciro Ivatiuk e Letícia Torres - Pulseiras para pacientes com Covid-19 não são aprovadas pela Câmara de Irati

Pulseiras para pacientes com Covid-19 não são aprovadas pela Câmara de Irati

O Projeto de Lei n° 024/202, do Executivo de Irati, que previa a adoção de pulseiras para pacientes com Covid-19 recebeu parecer desfavorável da Comissão de Justiça, Redação e Legalidade da Câmara Municipal de Irati e foi arquivado. O PL foi considerado inconstitucional pela Comissão na Sessão Ordinária de terça-feira (22). “A Comissão acompanhando o parecer da Assessoria Jurídica da Casa decidiu emitir parecer contrário, visto que a Constituição Federal prevê em seu art. 5º o direito à intimidade e a privacidade, bem como à não discriminação atentatória dos direitos e liberdade fundamentais”, disse o presidente da Comissão, José Renato Kffuri. E ele ainda argumentou: “Medidas extremas como a contida nesta matéria podem causar efeitos contrários aos pretendidos, pois é possível que pessoas que apresentem sintomas deixem de procurar o sistema de saúde municipal, para evitar a utilização obrigatória das pulseiras de identificação de contágio, causando maior disseminação da doença e menor testagem”.

Prefeito de Rio Azul reivindica melhorias no abastecimento rural 

O prefeito de Rio Azul, Leandro Jasinski, participou de audiência com o presidente da Sanepar, Claudio Stabile, em Curitiba, para discutir projetos de abastecimento de água para várias comunidades. Também esteve presente na reunião o deputado estadual Hussein Backri. Jasinski reivindicou à Sanepar microssistemas de abastecimento de água para Faxinal dos Paulas, Cachoeira dos Paulistas, Pousinho, Marumbi dos Ribeiros, Barra do Rio Azul e Cerro Azul. De acordo com o prefeito, essas comunidades precisam de água tanto para o consumo humano, como dos animais, além do uso na agricultura.

Cursos em Prudentópolis 

A vinda de uma Unidade Móvel de Pães e Confeitos do Senac-PR para Prudentópolis foi o tema de uma reunião do prefeito Osnei Stadler e da gerente executiva do Senac Irati Patrícia Bermudas no último dia 18. Também participaram do encontro os secretários municipais de Turismo, Cristiane Boiko; de Assistência Social, Célia Schon; e de Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico, Meron Elizio. A previsão é de que a estrutura fique na cidade durante o mês de agosto deste ano, com ofertas de cursos gratuitos de gastronomia à comunidade, respeitando todos os protocolos de segurança e higiene.

Mallet constrói pontes e galerias em concreto 

Substituir as antigas pontes de madeira por galerias ou por pontes em concreto armado é um dos objetivos do prefeito de Mallet, Moacir Alfredo Szinvelski e do vice-prefeito Francisco José Mak para a gestão 2021/2024. Eles estiveram recentemente na Colônia 5, acompanhando a obra de construção de um bueiro com tubos de concreto armado no local onde antes havia uma ponte de madeira. Para o prefeito Moacir a substituição das pontes de madeira é imprescindível, pois elas necessitam de manutenção constante devido à rápida deterioração que sofrem. Segundo eles, as estruturas em concreto, "além de gerar economia na manutenção, proporciona maior segurança para quem transita pelas estradas do interior do município de Mallet".

Feira do Produtor em São Mateus do Sul

Um projeto de padronização da Feira do Produtor está em andamento em São Mateus do Sul. De acordo com a prefeita Fernanda Sardanha, já foi concluído o processo licitatório para a aquisição de novas barracas.  Por enquanto, ela explica que, por orientação da Vigilância Sanitária e Ministério Público, estão provisoriamente suspensas quaisquer atividades em espaços públicos devido à pandemia, principalmente em áreas cobertas. Mas, assim que possível, as atividades serão retomadas no novo espaço existente na cidade. “Com certeza como política pública de direito e respeito à Agricultura Familiar estaremos utilizando o novo espaço”, destaca Fernanda.

Texto: Ciro Ivatiuk e Letícia Torres 

COMENTÁRIOS