facebook
31/05/2021

Política em Questão - Por Ciro Ivatiuk e Letícia Torres - Luto oficial

Política em Questão - Por Ciro Ivatiuk e Letícia Torres - Luto oficial

Luto oficial 

O ex-governador do Paraná Jaime Lerner morreu na quinta-feira (27) em decorrência de complicações de doença renal crônica. Arquiteto e urbanista, Lerner foi prefeito de Curitiba em três gestões (1971-1974; 1979-1983 e 1989-1993) e governador do Paraná em duas (1995-1998 e 1999-2002). Foi ele que implantou, na capital, o sistema de transporte público integrado através das canaletas - projeto reconhecido internacionalmente.  O governador Carlos Massa Ratinho Junior manifestou imenso pesar e decretou luto oficial de três dias no estado. “Jaime Lerner tinha amor pelo Paraná. Dedicou uma vida inteira ao Estado, com realizações que transformaram Curitiba e servem até hoje de inspiração mundo afora”, disse Ratinho Júnior.

Mais equipamentos rodoviários 

Recursos para aquisição de equipamentos rodoviários para Fernandes Pinheiro. Este foi o pedido da prefeita Cleonice Schuck  e do prefeito em exercício Fabio Jacomel à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (SEDU) , nesta quarta-feira (26). Os gestores querem  otimizar os trabalhos de conservação das estradas rurais e, para isso, precisam de mais máquinas. A demanda feita à SEDU tem o apoio do deputado estadual Alexandre Curi, que representa Fernandes Pinheiro e também participou da reunião.
 

Artagão Júnior consegue respiradores para Irati

Atendendo ao pedido do prefeito de Irati, Jorge Derbli, o deputado Artagão Júnior reforçou junto à Secretaria de Estado da Saúde o pedido para a destinação de três respiradores para o tratamento de pacientes com Covid-19 em Irati. “Sabemos da situação crítica que muitos municípios estão passando em razão da pandemia. Estamos solicitando de forma urgente os equipamentos ao secretário Beto Preto”, disse Artagão Júnior ao protocolar o ofício, na terça-feira, dia 25. Nesta quinta-feira (27), o parlamentar confirmou dois respiradores para Irati.

Reconhecimento

Em Teixeira Soares, as obras realizadas pela gestão do prefeito Lula Thomaz e da vice Juliana Belinoski têm sido elogiadas. “Ótimo trabalho da administração do prefeito Lula Thomaz, pela execução de mais um investimento no Distrito de Guaraúna, a pavimentação do conjunto habitacional Bela Vista”, disse o vereador Claudinei de Souza.

Homenagem aos agricultores 

A prefeita de São Mateus do Sul, Fernanda Sardanha, aproveitou o Dia do Trabalhador Rural, 25 de maio, para enaltecer a atuação dos agricultores. Nas palavras da prefeita, eles “dedicam sua vida para produzir nosso alimento e fortalecer a economia do município”. Recentemente, Fernanda recepcionou agricultores familiares de diversas comunidades rurais de São Mateus do Sul, no espaço “Café com a Prefeita”.

Inácio Martins discute ICMS Ecológico

A recomposição do ICMS Ecológico do município de Inácio Martins foi o tema de uma audiência do prefeito Junior Benato e do secretário municipal de Meio Ambiente Eder Lopes com o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), Márcio Nunes. Eles foram acompanhados na audiência pelo deputado estadual que representa Inácio Martins, Artagão Júnior. O ICMS Ecológico é um remanejamento de receita tributária com base na proteção ambiental que um determinado município aplica no seu território. Quanto mais preserva, maior é a participação. Grande parte do território de Inácio Martins está localizado na Área de Proteção Ambiental (APA) Serra de Esperança e, por isto, a luta do prefeito Junior Benato para ampliação de receitas através do ICMS Ecológico. 

Texto: Ciro Ivatiuk e Letícia Torres

COMENTÁRIOS