facebook
14/07/2020

Política em Questão - Por Ciro Ivatiuk e Letícia Torres

Política em Questão - Por Ciro Ivatiuk e Letícia Torres

Asfalto em Inácio Martins
Mesmo com a pandemia as obras em Inácio Martins não param. A rua José de Matos Leão está sendo asfaltada. A rua leva o nome do bisavô do deputado estadual Artagão Junior (PSB).  

Obras em Mallet
Em Mallet, uma emenda do deputado federal e secretário de Infraestrutura e logística do Paraná, Sandro Alex (PSD), possibilitou uma obra na Rua General Carneiro, indicação do vereador Francisco José Makoski (PSD). 

Data de retorno às aulas presenciais não está definida
A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte esclarece que ainda não há data definida para o retorno das aulas presenciais no Paraná. A informação de que a volta estaria marcada para 17 de agosto é falsa. A secretaria alerta que qualquer definição de retorno será informada pelos canais oficiais da Educação e pela imprensa. 

Rebouças
O ex-prefeito de Rebouças, Claudemir dos Santos Herthel (PSC), compartilhou esta semana nas redes sociais uma enquete aonde o nome dele figurava como um dos pré-candidatos a prefeito municipal. O que chamou a atenção foi que na enquete havia cinco nomes a serem escolhidos, incluindo o de Claudemir, porém não aparecia o nome do atual prefeito de Rebouças e pré-candidato a reeleição Luiz Everaldo Zak, (PSD) – justamente para quem Herthel perdeu a eleição passada. Assim fica fácil! Ou não...

COEF é implantado em Irati
Na manhã desta quinta-feira (09) aconteceu a implantação do Centro de Operações Especiais e Fiscalização (COEF) da Prefeitura de Irati. Anteriormente, existia uma Sala de Situação da COVID-19, onde as equipes se reuniam para resolver situações relacionadas à pandemia e agora o COEF é mais abrangente, pois conta com representantes de vários departamentos e instituições de Irati. De acordo com o enfermeiro Agostinho Basso, “o objetivo do COEF é analisar e estar mais próximo da tomada de decisões de forma geral em todo o Município, principalmente quando sai um decreto novo, como foi o caso do último decreto, o 196/2020. Assim, este Centro analisa os protocolos que chegam pedindo informações ou algum tipo de flexibilização”. Segundo Basso, as clínicas médicas e odontológicas foram incluídas como prestadoras de serviço e devem respeitar o horário de atendimento das 08h às 18h. “Em casos de urgência e emergência nós temos os equipamentos públicos como a UPA ou o ambulatório municipal aos quais a população pode recorrer”, acrescenta.

Copel ganha ação judicial que reduzirá tarifa de energia
Os clientes da Copel Distribuição terão uma redução na tarifa de energia entre 3,5% e 4,1%, conforme a classe de consumo. A diminuição média será de 3,8% e vale já a partir de julho, com benefício na fatura de agosto. A redução ocorre porque a Copel venceu uma ação judicial, impetrada em 2009, que desobriga a empresa de continuar recolhendo PIS e Cofins sobre o ICMS que incide na tarifa de energia elétrica. A medida beneficia diretamente todas as classes de consumidores da Copel Distribuição.

COMENTÁRIOS