Planejamento e cuidados podem evitar transtornos nas viagens de final de ano

Por Redação 3 min de leitura

O final de ano chegou e com ele vem toda a movimentação das viagens de férias, esperadas por muitos e tidas como momento para descansar e renovar as energias. No entanto, diversos transtornos por falta de planejamento e conhecimento cultural podem transformar o que era para ser um sonho em pesadelo.

A organização vai muito além de reservar uma casa ou hotel, pois é preciso também estar preparado para imprevistos que podem acontecer no caminho ou durante o descanso.

Viagens de carro

Para viagens de carro, a manutenção preventiva do veículo é um assunto sempre recorrente, mas essencial para evitar acidentes e problemas durante o deslocamento. Anselmo Van Der Neut, proprietário da Anselmo Pneus e Autocenter – Bosch Car Service, de Irati, explica que uma revisão profissional ajuda a garantir segurança no trajeto. A revisão veicular é essencial para quem quer manter seu automóvel pronto para viagens e também para o dia a dia. Ela também é fundamental para a segurança dos ocupantes do veículo, pois quando realizada preventivamente evita que falhas graves aconteçam”, descreve.

Ele alerta que as revisões devem ocorrer com frequência, de maneira programada, e não somente antes de viagens. “A manutenção preventiva deve ser feita de maneira programada, com a finalidade de verificar se os itens de segurança do carro estão em bom estado e funcionando corretamente. O tempo ideal entre as revisões é de aproximadamente 10 mil quilômetros ou sempre que o condutor perceber alguma anomalia, ruído ou falha”, acrescenta.

A Polícia Rodoviária Federal do Paraná (PRF) orienta que os motoristas fiquem atentos aos itens básicos do veículo e que também tenham ferramentas e sinalizadores para eventuais problemas que possam surgir durante a viagem. “O condutor deve providenciar a checagem do automóvel, mesmo para pequenas viagens. Faróis e setas em bom funcionamento, pneus calibrados e em bom estado; motor revisado, com óleo de motor e nível dos fluidos do radiador e dos freios em dia. Não esquecer de verificar a presença e o estado dos equipamentos de porte obrigatório, principalmente pneu estepe, macaco, triângulo e chave de roda, além dos limpadores de para-brisa”.

A PRF reforça que os itens menos utilizados podem ser esquecidos em casa e a falta deles pode gerar transtornos. “Todos os equipamentos obrigatórios devem estar no veículo, mas atente-se principalmente ao pneu estepe, macaco, triângulo e chave de roda (por não usar com frequência, por vezes, o motorista esquece de verificá-los)”.

Além disso, para quem transporta animais de estimação no veículo, é necessário utilizar acessórios e equipamentos de acordo com o tamanho e peso do animal, explica a PRF. “Se você viaja com pets: O mais indicado é realizar o transporte em dispositivos adequados ao tamanho e ao peso de cada animal. O motorista pode optar por cadeirinhas próprias, caixas de transporte e guias que ficam presas ao cinto de segurança ou grades de proteção”.

Segurança no trânsito

Em viagens de carro longas ou curtas, imprevistos climáticos como neblina ou chuva podem acontecer e afetar a segurança. Neste caso, a PRF orienta buscar abrigo seguro, quando necessário. “Em pontos com essas condições climáticas ou com presença de fumaça, a aten&