facebook

Pioneira no Paraná, Cidade do Idoso de Irati é inaugurada

05/04/2024

Pioneira no Paraná, Cidade do Idoso de Irati é inaugurada

Localizada no Centro de Tradições Willy Laars,  a Cidade do Idoso oferece serviços de saúde, bem-estar e integração para terceira idade de Irati e região, com o objetivo de promover a qualidade de vida dos idosos. São oferecidas atividades físicas, cuidados específicos de saúde, aulas de informática, dança, música, dentre outras opções culturais

Na manhã de quinta-feira (04), ocorreu em Irati a inauguração do Complexo Social Cidade do Idoso, com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Júnior, secretários de estado, deputados, prefeitos da região, dentre outras autoridades, que foram recepcionadas pelo prefeito Jorge Derbli e pela vice-prefeita Ieda Waydzik.

Edificado no Centro de Tradições Willy Laars com investimento de R$ 8,2 milhões, o novo espaço representa um significativo avanço no cuidado e na integração dos idosos de Irati e região. A  área total é de 3.847,85 m² e o local reúne serviços destinados a promover o bem-estar e a socialização dessa parcela da população.

De acordo com o governador, a inauguração da Cidade do Idoso em Irati representa um marco nas políticas públicas voltadas para os idosos no estado. “Para nós é um cartão de visita das políticas públicas para os idosos isso que nós estamos inaugurando aqui em Irati, porque é um complexo que tem tamanho, é grande pelo espaço físico, mas, acima de tudo, tem uma série de atividades para os nossos idosos no dia a dia. Ele vai ser um centro regional, então, na verdade, Irati vai ser uma cidade sede e o prefeito, com a sua visão de entender que era importante não atender apenas os idosos da Irati, mas também da região, fez com que isso pudesse se transformar num sonho regional”, destaca Ratinho Júnior.

O complexo conta com piscina, cancha de bocha, salas de pilates e de ginástica, com vestiários feminino e masculino, consultório médico e odontológico, banheiros adaptados, sala de reuniões, biblioteca, salas multiuso, salão para artesanato, jogos e refeições, capela e outras estruturas. Nele, ocorrerão atividades físicas, atenção à saúde específica para idosos, letramento, aulas de informática, dança, música, além de integração social e cultural.  

O prefeito Jorge Derbli detalha como será o funcionamento da Cidade do Idoso. “Totalmente gratuito para os idosos de Irati e da região – que também que vão poder participar de atividades de todos os gêneros –, para o idoso vir aqui se sentir feliz, se sentir vivo. Tem atividades, tem o bailinho, tem a hidroginástica, tem ioga, o atendimento médico, são várias e várias atividades. Realmente vai ser um espaço criado para o idoso se sentir feliz e tem aqui grandes eventos. Vão ter aulas digitais para o idoso acompanhar a modernidade da inteligência artificial, do celular, do vídeo, da internet”, relata o prefeito.

Início das atividades

A vice-prefeita Ieda Waydzik comentou que o início das atividades na Cidade do Idoso foi marcado pela Olimpíada 60+. Logo após a inauguração do complexo, o município promoveu diversas competições projetadas para motivar a prática esportiva e a recreação.

“A gente começa com uma Olimpíada com os idosos aqui. A Olimpíada vai ter várias competições para que os idosos possam participar incentivando a prática de esportes entre eles”, comentou a Ieda.

Também ocorreram competições como dominó e outros jogos apreciados pela terceira idade, além de apresentações musicais e outras ações culturais.

O secretário de Estado das Cidades do Paraná, Eduardo Pimentel, destacou o compromisso do estado em promover ambientes amigáveis para os idosos, posicionando o Paraná como um dos líderes nacionais nesse aspecto. “Investimentos que foram feitos aqui para convivência, atuação para melhorar a atividade física, atividade mental das pessoas idosas de Irati e também da região. O Paraná é um dos estados que mais têm Cidades Amigas do Idoso do país e esse exemplo que foi feito aqui, o investimento grande no município, não tenho dúvida que ele vai dar certo, já deu certo, e vai servir de exemplo para outros municípios, tanto municípios médios como os grandes. Eu não tenho dúvida nenhuma, que já deu certo e vai fazer muito bem para o pessoal da melhor idade”, avaliou o secretário.

A secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, deputada federal Leandre Dal Ponte, ressaltou a importância não só de acolher os idosos, mas também de apoiar suas famílias. Com isso, ela projeta um cenário de promoção de um envelhecimento ativo e saudável. “Além de nós acolhermos as pessoas idosas, nós vamos estar ajudando as famílias iratienses. Amanhã seremos eu, você, os nossos amigos. estaremos aqui celebrando a vida, se Deus quiser, e promovendo um envelhecimento ativo e saudável. Aonde as pessoas realmente reencontrem a felicidade, a vontade de viver e tenham novamente a vontade de sonhar”, destacou.

Abrangência regional

O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior destacou que a criação da Cidade do Idoso foi uma proposição de Leandre e que o complexo atenderá os municípios da região Centro Sul. “Essa foi uma proposta da nossa secretária Leandre, que já há muito tempo trabalha política para os idosos. E ela, que é uma grande conhecedora, teve essa ideia junto com o prefeito Jorge Derbli, e foi construído um complexo para atendimento ao idoso, à terceira idade, para que tivesse uma série de atividades, que fosse um centro regional, não apenas para Irati, mas também atendendo outras cidades da região. E nós começamos já esse trabalho de política pública para os idosos”, comentou o governador.

Os serviços oferecidos no complexo incluirão cuidados de saúde, assistência social, voluntariado, atividades recreativas ao ar livre, passeios, alfabetização, hidroginástica e uma variedade de eventos festivos.

A estrutura ficará disponível para as cidades vizinhas que formam a Associação dos Municípios Centro do Sul do Paraná (Amcespar). Integram a associação, além de Irati, Fernandes Pinheiro, Guamiranga, Inácio Martins, Imbituva, Mallet, Prudentópolis, Rebouças, Rio Azul e Teixeira Soares.

Participaram da inauguração da Cidade do Idoso, os prefeitos de Fernandes Pinheiro Cleonice Schuck, de Inácio Martins Júnior Benato, de Imbituva Celso Kubaski, de Mallet Moacir Szinvelski, de Rebouças Luiz Everaldo Zak e de Rio Azul Leandro Jasinski. Também a vice-prefeita de Teixeira Soares Juliana Belinoski.

Envelhecimento da população

"Estamos com uma série de políticas para as pessoas idosas, porque a tendência é que já em 2030 o Paraná tenha mais idosos do que crianças. Então temos que planejar agora essas políticas para que a população possa envelhecer com qualidade", ressaltou Ratinho Júnior. "Estamos construindo centros de convivência em outras cidades, mas a ideia é replicar este complexo de Irati no Estado todo. Ele oferece uma série de atividades a esse público, porque a terceira idade é para ser vivida com qualidade de vida".

Segundo o Censo, 1,9 milhão de pessoas com 60 anos ou mais vivem no Estado atualmente, o equivalente a 16% da população, quase o dobro do registrado há 22 anos, quando essa faixa etária representava 8,4% das pessoas residentes nos 399 municípios paranaenses.

"O Paraná que queremos é um lugar onde as pessoas idosas sejam cuidadas e respeitadas, e as pessoas que cuidam sejam valorizadas", afirmou a secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre, que também reafirmou seu compromisso com Irati.

“Eu sempre disse que sou uma servidora pública e estou aqui para servir a cidade de Irati. E acredito que essa é mais uma demonstração, assim como fizemos quando trouxemos o hospital Erasto Gaertner para Irati. Trazer a cidade de amiga do idoso mostra o nosso compromisso. Mais do que uma promessa de campanha, a gente tem a missão de cuidar das pessoas, de servir aqueles que mais precisam e de fazer políticas públicas que sejam de Estado, que sirvam para todas as pessoas aqui”, disse Leandre.

Autoridades que participaram

Participaram da solenidade os secretários estaduais do Planejamento, Guto Silva; da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex; da Justiça e Cidadania, Santin Roveda; o deputado federal Rodrigo Estacho; os deputados estaduais Artagão Junior, Hussein Bakri e Alexandre Curi; e prefeitos da região.

Qualidade de vida

Mesmo antes de ser inaugurada oficialmente, a Cidade do Idoso já está sendo aproveitado por cerca de 50 idosos diariamente, mas a expectativa é ampliar esse atendimento. Uma das usuárias é a Ide Bordeaux, de 70 anos, que desde os 45 aproveita as atividades oferecidas pelo município a esse público. "Aqui nós fazemos zumba e um monte de atividades. Eu gosto muito de dança, conviver com outras pessoas, por isso participo das atividades a semana inteira", conta. "Não dá só para ficar em casa, se ficar em casa a gente morre. Tem que sair, fazer atividade que ajudam a cabeça e o corpo".

A professora aposentada Ivone Pistoni Moravieski, de 79 anos, está aproveitando bastante o espaço porque quer chegar pelo menos até os 90 anos com qualidade de vida. "Gostei muito da piscina, estou louca para fazer natação e hidroginástica. O salão também é muito bom", disse. "Venho três dias por semana pela manhã para fazer vários tipos de exercícios. Para mim é ótimo, porque garante uma vida melhor, mais ativa, conhece muita gente".

Pedro Alves dos Santos vai completar 82 anos e há oito se tornou corredor, já tendo disputado duas São Silvestres, em São Paulo. A atividade física foi recomendada pela médica depois que ele teve uma trombose, aos 74 anos. "Corro todo dia, às vezes 20 quilômetros, já cheguei a 30 quilômetros. Meu sonho é correr uma maratona", contou.

Ele também faz atividades físicas na Cidade do Idoso, que ajudam na preparação para as corridas. "Quando me aposentei fiquei parado. Estava com diabetes, colesterol alto, tinha problemas no coração. Um ano depois que comecei a correr fiz os exames com o cardiologista e já não tinha mais nada. Ele cortou todos os remédios", afirmou. "Eu vou correr enquanto puder, porque assim eu fico mais saudável".

Texto: Letícia Torres e Lenon Diego Gauron/ Hoje Centro Sul

Fotos: Ciro Ivatiuk/Hoje Centro Sul

 

 

 

 

Comentários

🗞️📰 Edição 1583 - Já nas bancas!
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580