Páscoa motiva empreendedores a criarem ovos com formas e sabores inusitados
Os ovos de Páscoa feitos de maneira artesanal oferecem uma diversidade de sabores ao consumidor e podem ajudar a economizar na hora da compra, além de garantir renda extra para aqueles que se dedicam à produção. Este é o caso de João Vitor Chlebovski e Marcelo Santos Vieira.
“Nossa primeira Páscoa foi no ano passado, em 2022, onde começamos achando que seriam poucas encomendas, mas acabou sendo um sucesso de vendas comparado às nossas expectativas”, conta João Vitor, que possui outro emprego e utiliza o tempo livre para se dedicar aos chocolates. Ovos de Páscoa, bolos e doces são produzidos por eles.
“Além de mim, tem mais uma pessoa que está à frente das produções, o Marcelo. Ele tem uma paixão pela confeitaria, ele já havia trabalhado como confeiteiro em uma panificadora da cidade, e a partir disso, surgiu à ideia de começarmos a fazer por conta própria, além do fato de ser uma fonte de renda extra”, relata.
Já a advogada Amanda Jones decidiu empreender nesta Páscoa motivada pelas gostosuras que saboreava em casa. Ele começou a fazer ovos de colher, chocolates, trufas e doces para festas seguindo os ensinamentos de sua sogra, Melania Paramustchack, conhecida em Irati pela produção de doces. “Eu comecei a produzir os doces usando como referência minha sogra, que é muito conhecida aqui na nossa cidade. Sempre gostei de mexer na cozinha, mas nunca fui atrás de fazer um curso. Então ela se propôs a me ensinar, fui muito animada, gostei e gosto bastante de mexer com doces e ver as pessoas felizes comendo o que preparo”, relembra.
Além disso, segundo ela, outro fator positivo da produção de doces é poder trabalhar e estar junto da filha pequena. “Está sendo uma experiência que tem me transformado e tem sido muito boa pra mim, porque consigo trabalhar dentro de casa, conciliando meus horários e dando conta das coisas”, conta Amanda.
Ela conta que a quantidade de pedidos para a Páscoa superou suas expectativas. “Para mim, a Páscoa está sendo meio que ‘no susto’, não me organizei muito bem para esta data. Fiz um menu de Páscoa, tive bastante encomendas e me surpreendi. E apesar de eu estar no início, a procura está sendo boa demais por conta da qualidade dos produtos, que são produtos nobres e ingredientes bem selecionados, diferenciados e artesanais. Mesmo o preço subindo, os clientes têm feito suas encomendas, até porque no mercado os preços estão injustos”, avalia.
João Vitor comenta que em relação a 2022, os ingredientes para a produção de ovos caseiros tiveram uma alta de preços considerável. “Infelizmente grande parte da nossa matéria-prima teve um aumento significativo de preço, algumas inclusive quase dobrando o valor. Neste ano, fomos atrás de uma maior cartela de possíveis fornecedores para garantir os melhores preços. Apesar disso, precisamos garantir a qualidade dos nossos produtos mantendo a mesma qualidade de ingredientes, então consequentemente, esse aumento influencia no preço final do produto”, explica João Vitor.
Consumidores
Camila Duda Batista conta como migrou para o mundo dos chocolates artesanais. “Comecei a ver a divulgação de pessoas conhecidas que estavam confeccionando ovos caseiros com chocolate de qualidade, super caprichados e com preços bem mais acessíveis aos do mercado. Aí comecei a adquirir ovos ca

