facebook
22/04/2021

Parque da Vila São João terá canteiros para adoção

Parque da Vila São João terá canteiros para adoção

A Prefeitura de Irati vai abrir espaços no Parque da Vila São João, para adoção por quaisquer entidades da sociedade civil, com a finalidade de embelezar o local com ajardinamento. Serão cedidos os canteiros que margeiam a pista de caminhada do local, onde associações de moradores, sociedade, amigos de bairro e pessoas jurídicas constituídas do Município poderão adotar áreas para plantio de flores e vegetação ornamental. Nestes espaços, poderão ser instaladas placas de identificação, com tamanho padronizado, das empresas ou entidades que efetivaram a adoção e cuidarão de sua manutenção. A iniciativa ganhou o nome de “Adote um Canteiro no Parque São João”.

A adoção de praças públicas, parques, espaços públicos, áreas públicas de caráter esportivo ou recreativo, rotatórias e outras áreas verdes de Irati, é regulamentada pelo Decreto 340/2019. Entretanto, a Prefeitura quer, a partir do Parque da Vila São João, fazer um projeto piloto que possa ser levado a outras áreas da cidade, promovendo o embelezamento, e engajando a iniciativa privada neste processo como forma de cidadania e de comprometimento com as áreas públicas de lazer.

Como vai funcionar

Para o prefeito Jorge Derbli, esta parceria entre o Poder Público de Irati e as empresas vem dando certo em Irati. “Muitas empresas, anteriormente, adotaram as rotatórias de Irati, embelezando estes espaços cada vez mais”.

Dentro da nova ação, o canteiro central, entre a pista de ciclismo e a pista para caminhada do Parque da Vila São João será disponibilizado para adoção aos interessados. A Prefeitura faz um convite às empresas e pessoas físicas para abraçarem a proposta.

Derbli explica que “a Prefeitura vai ceder espaços de, em torno, de 20 metros de extensão, dentro desse canteiro que dá aproximadamente 1 km. Serão cerca de 40 lotes de 20 metros, e com distanciamento de 20 metros de um até o outro. Os interessados, através da Secretaria de Ecologia e Meio Ambiente, poderão então configurar um pequeno projeto que, aprovado, permitirá a eles deixar sua marca”.

Quem adotar os canteiros poderá, como forma de divulgação, colocar até duas placas de 30 cm de altura por 1 metro de comprimento.

“Vamos embelezar o Parque da Vila São João e, posteriormente, vamos também para outros lugares, levando esta parceria em frente, contando com a comunidade para nos ajudar”, relata o prefeito.

Os interessados em adotar um ou mais canteiros devem realizar protocolo junto à Prefeitura de Irati, já com a descrição do projeto proposto, que será encaminhado à Secretaria de Ecologia e Meio Ambiente.

Um mesmo interessado pode adotar mais de um espaço, bem como um espaço pode ser adotado de forma coletiva. Não podem participar do programa as pessoas jurídicas relacionadas a exploração de pessoas, cigarros e bebidas alcoólicas, produtos agrotóxicos, ou outras que possam ser consideradas impróprias ao que propõe a Lei 3348/2011.

Informações na Secretaria de Ecologia e Meio Ambiente pelo telefone 3907 3045.

Texto/foto: Assessoria PMI

COMENTÁRIOS