Parque da Vila São João será aberto para a população em 2020

Por Redação 3 min de leitura

Pista de caminhada já está começando a ser feita e poderá ser utilizada pela população ainda em dezembro

O parque da Vila São João, em Irati, deverá ser aberto para a utilização da comunidade no próximo ano. Essa é a previsão do secretário de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo de Irati, Adriano Batista.

“Queremos que no ano de 2020, no primeiro semestre, já esteja utilizável o parque. Já com pistas de caminhadas, se não pavimentadas, já formadas com material de base, já com paisagismo, mudas plantadas, já com situações de campo sendo utilizável com práticas esportivas, já com o terminal turístico em funcionamento, prestando apoio”, conta.

Ainda em dezembro, o foco estará na pista de caminhada. “Estamos querendo fazer ainda no fechamento de dezembro uma parcial da pista da caminhada, que vai ligar a BR 153 até a rua Rodolfo Yurk, que é a rua onde tem o CMEI José Maria Orreda”, explica.

A intenção é melhorar o acesso que já é usado pela comunidade. “Como tem muitos transeuntes que utilizam o parque, é um dos anseios deixar pronta a pavimentação desta pista. Nossa [equipe de] topografia está marcando toda a parte da pista de caminhada da ciclovia através de estacas para começarmos uma base da futura pavimentação e depois uma pavimentação em camada asfáltica, nos mesmos moldes que o Parque Aquático”, relata.

O valor total da obra do parque da Vila São João deverá ultrapassar R$ 1 milhão. Os recursos são provenientes de verbas federais e estaduais, através de repasses de secretarias e emendas parlamentares.

De acordo com o secretário, a intenção de fazer mais um parque veio da necessidade de ter mais um espaço público para a população. “Ao longo do tempo está saturando o Parque Aquático. É um dos pontos turísticos do município que atrai não só iratienses, como gente da região, e vemos a grande movimentação de pessoas que procuram lazer, que procuram qualidade de vida, que procuram uma forma de passar o tempo, cuidar da saúde”, explica.

Obras

Dois espaços do parque já estão prontos. “Temos uma mini arena, que inclusive é utilizada pela população, e temos uma academia ao ar livre implantada lá”, comenta.

Na área do parque a terraplanagem já está 80% pronta. “Ainda falta fazer o manilhamento final numa região dos lagos”, conta.

Os lagos também já estão prontos. O secretário explica porque foram abertos dois lagos. “Houve a escavação e achou pedra, achou laje, e são diferentes níveis. Tivemos que fazer em dois níveis, ambos com medidores de vazão, para controlar a vazão, através do mecanismo chamado mojo. Nós temos os lagos prontos. Nós temos os drenos profundos prontos. Nós temos as tubulações praticamente prontas”, conta.

Ainda ocorreu a recuperação de uma Área de Preservação Permanente (APP). “Do lado do posto tem um riozinho, chamado arroio Couro Pelado, então esse arroio é importante porque deságua no afluente do Rio das Antas, e essa área precisava ser recuperada ambientalmente. Foi feito a recuperação dessa área de preservação permanente. Duas barragens estão prontas, existe uma mureta que separa essa área de APP junto ao parque que também está pron