Paraná será um dos primeiros estados do Brasil a ofertar curso técnico de Inteligência Artificial na rede pública

Curso Técnico em Inteligência Artificial e Dados estará disponível para 2 mil estudantes do Ensino Médio da rede estadual. O curso será realizado de forma 100% presencial, com aulas práticas desenvolvidas em laboratórios de informática ou com o uso de dispositivos tecnológicos em sala de aula.
O Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR), passa a ofertar, a partir do ano letivo de 2026 o Curso Técnico em Inteligência Artificial e Dados para estudantes do Ensino Médio da rede estadual. Inicialmente, a formação estará disponível em 32 colégios estaduais, atendendo cerca de 2 mil alunos. Com a iniciativa, o Paraná se torna um dos primeiros estados do Brasil a disponibilizar um curso técnico em Inteligência Artificial para estudantes da rede pública.
Das vagas ofertadas, 900 são por meio de parceria com o Sistema S, sendo 22 turmas pelo Senac e outras três turmas pelo Senai. O curso será realizado de forma 100% presencial, com aulas práticas desenvolvidas em laboratórios de informática ou com o uso de dispositivos tecnológicos em sala de aula.
A formação será integrada ao Ensino Médio, permitindo que o estudante curse simultaneamente a etapa regular e o curso técnico ao longo dos três anos, sem prejuízo ao cumprimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Ao final da conclusão das três séries, o aluno recebe a certificação do Ensino Médio e o diploma de Técnico em Inteligência Artificial e Dados. A iniciativa integra as ações de modernização curricular constantes da Seed-PR, com objetivo ampliar as oportunidades de formação técnica alinhadas às demandas do mercado de trabalho e às transformações tecnológicas, preparando os alunos para áreas estratégicas da economia digital e para a continuidade dos estudos.
Atualmente, são oferecidos mais de 45 cursos técnicos distribuídos em 777 escolas estaduais, com presença nos 32 Núcleos Regionais de Educação. As formações possuem carga horária mínima de 800 horas e são ofertadas nas modalidades integrada, concomitante e subsequente, ampliando o acesso e fortalecendo a qualificação dos estudantes em todo o Estado.
“A Educação Profissional da rede estadual do Paraná tem apresentado crescimento consistente nos últimos anos, saltando de 11 mil estudantes matriculados em 2021 para cerca de 50 mil em 2025, um aumento de quase 350% em quatro anos. Esse crescimento expressivo da Educação Profissional mostra que estamos no caminho certo ao investir em cursos alinhados às transformações do mundo do trabalho”, afirma o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.
“A implantação do curso técnico em Inteligência Artificial e Dados reforça esse compromisso, ao oferecer uma formação inovadora, conectada com a realidade tecnológica e com alto potencial de empregabilidade, garantindo que os jovens do Paraná tenham acesso a conhecimentos estratégicos ainda durante o Ensino Médio”, acrescenta.
Os pais e responsáveis interessados em matricular os estudantes no curso têm até o fim do mês de janeiro para realizar a inscrição. Os colégios da rede pública estadual contemplados com a oferta estão localizados nos municípios de Arapongas, Assaí, Cascavel, Cianorte, Curitiba, Douradina, Fazenda Rio Grande, Foz do Iguaçu, Goioerê, Guaíra, Guaratuba, Irati, Londrina, Maringá, Matinhos, Palmas, Pinhais, Pitanga, Piraquara, Ponta Grossa, Rolândia, São João do Ivaí, São José dos Pinhais, Siqueira Campos, Telêmaco Borba, Umuarama, União da Vitória e Wenceslau Braz.
Os cursos promovidos pelo Sistema S também estão com inscrições abertas e são ofertados em unidades localizadas em diferentes municípios do Paraná. As formações contemplam estudantes de cidades como Apucarana, Arapongas, Cascavel, Curitiba, Francisco Beltrão, Guarapuava, Ivaiporã, Jacarezinho, Londrina, Marechal Cândido Rondon, Maringá, Matinhos, Nova Londrina, Paranaguá, Pato Branco, Ponta Grossa, Toledo e Umuarama, ampliando o acesso à educação profissional e técnica em diversas regiões do Paraná.
O chefe do Departamento de Educação Profissional da Seed-PR, Anderson Muniz Canizella, cita que o investimento nessa formação emn Inteligência Artificial reforça o compromisso da Seed-PR com a educação pública de qualidade, justamente com foco na inovação pedagógica e no fortalecimento da educação profissional e tecnológica.
“O Departamento da Educação Profissional compreende justamente a necessidade em aplicar essas tecnologias aos nossos estudantes, deixando-os mais preparados, qualificados e, principalmente, alinhados com as demandas do mercado de trabalho”, destaca Canizella.
PARCERIA – A Seed-PR firmou uma parceria com a Alura, maior escola online de tecnologia do Brasil. Toda a prática do curso será realizada dentro de um ambiente de aprendizagem (AVA) contendo trilhas de aprendizagem elaboradas com uma linguagem que se encaixa ao contexto do estudante, ao mesmo tempo em que colabora para o desenvolvimento de suas competências profissionais de acordo com as exigências do mundo do trabalho.
O Curso de IA e Dados é muito abrangente, pois mergulha com profundidade no universo da inteligência artificial, levando o estudante a dominar ferramentas múltiplas. Entre os conteúdos a serem aprendidos pelos estudantes estão Programação com Python, Inteligência Artificial e Prompts, Ciências de Dados, Banco de Dados Aplicado, Machine Learning, Educação Midiática, Programação Avançada, Segurança Digital e Deep Learnin.
DOCENTES – Segundo Canizella, por ser algo inovador, os professores e coordenadores do curso terão apoio total da Seed-PR, com um plano de aulas pré-estabelecido, acesso à slides com a contextualização e o passo a passo para acesso à plataforma e as trilhas de aprendizagem, vídeos de aprofundamento, lista de atividades, além da própria Plataforma (AVA).
Já os estudantes terão à disposição vídeos de aprofundamento, lista de atividades, além da própria Plataforma (AVA) para praticar seus saberes.
“Ambientes virtuais darão todo um subsídio para que nossos professores possam aplicar as suas aulas da melhor maneira possível, fortalecendo as práticas pedagógicas e a interação entre a educação e o trabalho, que é o ponto de excelência que a Secretaria sempre preza dentro dessa situação”, salientou o chefe do Departamento de Educação Profissional.
Além do apoio da Secretaria, os docentes terão todo suporte da própria Alura, por meio de formações continuadas a partir da contextualização de todo o material didático do curso a ser desenvolvido com os estudantes.
Confira a lista de colégios com o curso disponível:
NRE APUCARANA
Arapongas – Unidade Polo, CE-EF M Profis
NRE ÁREA METROPOLITANA NORTE
Pinhais – Mathias Jacomel, C-E-EF M Profis
Piraquara – Rosilda de S. Oliveira, C-E Prof-AE M P
NRE ÁREA METROPOLITANA SUL
Fazenda Rio Grande – CEEP de Fazenda Rio Grande, Erot Angichele
São José dos Pinhais – Juscelino Kubitschek de Oliveira, C-E-EF M P
NRE CASCAVEL
Cascavel – Centro Estadual de Educação Profissional Pedro B. Neto
NRE CIANORTE
Cianorte – Centro Estadual de Educação Profissional de Cianorte
NRE CORNÉLIO PROCÓPIO
Assaí – Centro Estadual de Formação Profissional Primária L. C. Bomtempo
NRE CURITIBA
Curitiba – Rodolpho Zaninelli, C-E-EF M N
Curitiba – José Guimarães, C-E Profis
Curitiba – Santo Antônio, C-E-M-EF M
Curitiba – Inêz Vicente Borocz, C-E-EF M Profis
NRE FOZ DO IGUAÇU
Foz do Iguaçu – Guilherme C. Mons, EF M Prof
Foz do Iguaçu – Pioneiros, C-E-EF M
NRE GOIOERÊ
Goioerê – Polivalente de Goioerê, C-E-EF M Prof
NRE IRATI
Irati – Antônio da Silva Silveira, C-E-EF M N Profis
NRE IVAIPORÃ
São João do Ivaí – Arthur de Azevedo, C-E-EF M
NRE LONDRINA
Londrina – José de Anchieta, C-E-EF M Profis
Londrina – Centro Estadual de Educação Profissional Maria R. Castaldi
Ibiporã – CEEP Eleuza Maria A. Semprebom
NRE MARINGÁ
Maringá – Centro Estadual de Formação Profissional José R. Sversutti
NRE PARANAGUÁ
Guaratuba – Joaquim da Silva Mafra, C-E Prof-EF M Prof
Matinhos – Sertãozinho, C-E-M-EF M Profis
NRE PATO BRANCO
Palmas – Carlos, C-E-EF M N Profis
NRE PITANGA
Pitanga – Pedro I, C-E-M-D-EF M Profis
NRE PONTA GROSSA
Ponta Grossa – Kennedy, C-E Pres-EFMN
Ponta Grossa – Centro Estadual de Educação Profissional de Ponta Grossa
NRE TELÊMACO BORBA
Telêmaco Borba – Wolff Klabin, C-E-EF M N Profis
NRE TOLEDO
Guaíra – Roosevelt, C-E Pres-EF M Profis
NRE UMUARAMA
Douradina – Cleoracy Aparecida Gil, C-E-EF M Prof
Umuarama – Bento Mossurunga, C-E-EF M Profis
NRE UNIÃO DA VITÓRIA
União da Vitória – Astolpho Macedo Souza, C-E-EF M
NRE WENCESLAU BRAZ
Wenceslau Braz – Sebastião Paraná, C-E-EF M Profis N
NRE IBAÍTI
Siqueira Campos – Segismundo A. Netto, C-E-C-M Prof-EF M N
SENAC
Apucarana – Apucarana: Polivalente C. D. Silva, C-E-M-EF M P
Apucarana – Arapongas: Caravelas, C-E-C M Marques de-EF M Profis
Cascavel – Cascavel: Cataratas, C-E-M-EF M
Cascavel – Cascavel: Francisco D. da Silva, C-E-M-EF M Prof
Curitiba – Curitiba: Guaira, C-E-EF M Profis
Curitiba – Curitiba: João Mazzarotto, C-E-EF M
Curitiba – Curitiba: Julia Wanderley, C-E-EF M Profis
Curitiba – Curitiba: Rionice, C-E-EF M Profis
Francisco Beltrão – Francisco Beltrão: Cristo Rei, C-E-EF M
Guarapuava – Guarapuava: Liane Marta da Costa, C-E-EF M Profis
Guarapuava – Guarapuava: Mahatma Gandhi, C-E-M-EF M Profis
Ivaiporã – Ivaiporã: Antonio Diniz Pereira, C-E-M-EF M
Jacarezinho – Jacarezinho: Rui Barbosa, C-E-EF M Profis
Loanda – Nova Londrina: Ary J. Dresch, C-E-EF M N Profis
Londrina – Londrina: Marcelino Champagnat, C-E-EF M Profis
Maringá – Maringá: Santa Maria Goretti, C-E-EF M Profis
Paranaguá – Matinhos: Sertãozinho, C-E-M-EF M Profis
Paranaguá – Paranaguá: José Bonifácio, C-E-EF M Profis
Pato Branco – Pato Branco: Agostinho Pereira, C-E-Prof-EF M Profis
Toledo – Mal. Cândido Rondon: Antonio Mercetta, C-E-EF M Profis
Toledo – Toledo: Luiz Augusto M. Rego, C-E-M-EF M Profis
Umuarama – Umuarama: Paulo A. Tomazinho, C-E-Prof-EF M Profis
SENAI
Curitiba – Curitiba: Santo Antonio, C-E-M-EF M
Londrina – Londrina: José de Anchieta, C-E-EF M Profis
Ponta Grossa – Ponta Grossa: Colares, C-E-M Prof-EF M
Agência Estadual

