facebook
06/09/2021

Paraná sediará encontro nacional sobre controle de gastos públicos

Paraná sediará encontro nacional sobre controle de gastos públicos

Durante dois dias, profissionais que atuam no controle dos gastos públicos de todos os estados vão debater estratégias e modelos para aperfeiçoar o serviço e melhorar a gestão. O XVII Encontro Nacional de Controle Interno acontece em 30 de setembro e 1º de outubro, em Curitiba. A iniciativa é do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), em parceria com Controladoria-Geral do Estado do Paraná (CGE-PR).

As inscrições são gratuitas e devem ser feita pela internet. Nesta edição, diante das medidas de restrição devido à pandemia, apenas membros do Conselho vão participar presencialmente. A transmissão será ao vivo pelo canal do Conaci no YouTube. Os palestrantes vão abordar os desafios do controle interno para garantir a governança pública ética e íntegra.

O controle interno envolve planos e métodos interligados para se obter garantia de conformidade com leis e procedimentos. O profissional atua na identificação dos riscos, com o intuito de melhorar a gestão. A atividade tem o propósito de assegurar que se cumpra o que foi planejado e de acordo com o cronograma. Não se confunde com auditoria interna, que é o controle da própria gestão.

Para todos

Embora com enfoque na administração pública – municipal, estadual ou federal –, o encontro debaterá temas presentes também na iniciativa privada, como os programas de compliance, competitividade e desafios da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). A abertura será da filósofa Lúcia Helena Galvão, que se destaca em suas aulas no YouTube, algumas com mais de 600 mil visualizações.

A palestra do consultor americano Thomas Fox, que auxilia empresas com ações de conformidade, anticorrupção e antissuborno, terá tradução simultânea e fechará o evento. Ele também é autor do livro “The Compliance Handbook”, que está em sua segunda edição, e mais 18 publicações sobre liderança empresarial, conformidade e ética e governança corporativa.

Abertura

Na abertura oficial, no dia 30, estão previstas as presenças do presidente do Conaci, Leonardo Ferraz, e do controlador-geral do Paraná, Raul Siqueira. Também falarão no evento o ministro do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes, e o doutor em Direito, Rodrigo Pironti.

Texto/Foto: Agência Estadual  

COMENTÁRIOS