Paraná adota ações preventivas e reforça controle sobre o coronavírus

Por Redação 3 min de leitura

O governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou uma série de medidas que estão sendo adotadas pelo Estado para reforçar os cuidados contra a proliferação do coronavírus no Paraná. O decreto estadual assinado nesta segunda-feira (16) é focado na prevenção e busca atenuar a disseminação da doença, diminuindo a circulação de pessoas e evitando aglomerações.

Em coletiva de imprensa, o governador destacou que o Paraná tem apenas seis casos da doença e que todos são importados. “Não é para pânico. As medidas adotadas têm como objetivo amenizar a proliferação do vírus”, destacou Ratinho Junior. “Queremos evitar que o contágio evolua para uma escala em que não tenhamos controle”, acrescentou.

Secretário de Estado da Saúde, Beto Preto explicou que a intenção é postergar ao máximo a transmissão local (comunitária) no Paraná, fazendo com que o pico de casos seja atenuado.

Segundo ele o Estado terá entre 200 ou 300 leitos de UTI a mais em relação ao estoque atual, que chega perto de 2.000 unidades, caso haja necessidade de reforçar as internações. De acordo com ele, a secretaria vai cancelar as cirurgias eletivas (não emergenciais), liberando outros leitos para a população.

Aulas paralisadas

Entre as ações, ficou definido que as aulas na rede estadual de ensino do Paraná serão paralisadas por tempo indeterminado a partir da próxima sexta-feira (20). Até lá, serão feitas campanhas educativas e de orientação com os mais de 1 milhão de alunos que passam pelas 2,1 mil escolas. O mesmo vale para as universidades estaduais.

Ficam suspensos os eventos públicos promovidos pelo Estado com reunião de público acima de 50 pessoas. A determinação começou a valer nesta segunda-feira (16). O governo orienta que as entidades religiosas façam a adesão a esta medida.

Outra medida é o fechamento, a partir desta semana, de museus, bibliotecas, teatros e centros culturais do Estado do Paraná por tempo indeterminado. Fica suspensa ainda as visitas em hospitais, penitenciárias e centros de socioeducação.

Outras medidas como restringir férias para servidores da saúde e criada uma força-tarefa, envolvendo diversos órgãos de segurança pública para orientação e averiguação do trânsito de pessoas nas fronteiras do estado também foram adotadas.

 

Número de casos

No Paraná, de acordo com o boletim epidemiológico atualizado pela Secretaria de Estado da Saúde, depois das 18h desta terça-feira (17), o número de casos confirmados dobrou. São 12 casos de coronavírus confirmados, 7 em Curitiba, 2 em Cianorte, 1 em Pinhais, 1 em Campo Largo e 1 em Porecatu. Há ainda 85 casos suspeitos e 82 casos descartados*.

 

*Devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde não foram atualizados os casos suspeitos e descartados.

Agência Estadual