02/02/2022
O ano de 2022 começou com a expectativa de muitos retornos, dentre os quais o retorno das aulas presenciais em um ano letivo completo nas redes estadual e municipal de ensino. Pais e alunos esperam ansiosos por este momento – possível graças ao avanço na imunização contra o coronavírus, apesar da pandemia não ter acabado.
“É muito bom poder voltar para escola, vim comprar os materiais novos, agora temos que comprar máscaras para poder trocar a cada aula e levar álcool gel também, mas mesmo tendo que se cuidar é muito bom saber que vou ver os amigos de volta e interagir com os professores”, relata Natani Tainara de Paula Conrado, aluna do 9º ano do ensino fundamental.
Silvane Deila Feix também espera que 2022 seja um ano de sucesso escolar, pois a filha Lavínia começará a estudar. “Esse é o primeiro ano da minha filha na escola, então a expectativa é grande e esperamos que as crianças possam ir para escola, que a Covid não volte à tona e que tenhamos um ano de sucesso escolar”, disse a mãe.
Neste sentido, são muitos os preparativos para iniciar o ano letivo, dentre os quais a compra de materiais escolares, o que não ocorreu no ano de 2021, pois grande parte das aulas foi acompanhada pelos alunos de forma remota, em casa. Empresários relatam que seus clientes estão empolgados com a volta às aulas totalmente presenciais.
“A gente vê nos olhos das crianças, principalmente, que estão muito felizes de estarem voltando, comprando seus materiais novos, os pais também estão contentes, porque a gente precisa dos nossos filhos na escola. Os clientes estão com esperança que as aulas voltem por causa da vacina, inclusive com a vacinação das crianças, há uma boa expectativa para este ano”, explica Sebastião de Freitas Junior, proprietário da papelaria Freitas de Irati.
Procura por materiais escolares
A procura pelos materiais escolares está acontecendo há várias semanas, mas a tendência é que as vendas sejam maiores na véspera do início das aulas, relata o empresário Paulo Ivasko, diretor do grupo Ivasko, que comercializa produtos escolares nas lojas da rede de supermercados da família. “A procura por materiais escolares iniciou em janeiro e a gente espera que na véspera das aulas o movimento seja bem mais forte”, destacou Paulo Ivasko.
Para a equipe da papelaria Freitas, este retorno está sendo diferente dos anos anteriores à pandemia, quando a venda de materiais escolares começava ainda no final do ano letivo. “Nos outros anos tínhamos um trabalho forte desde dezembro já, agora estamos sentindo uma nova realidade de volta às aulas a partir de janeiro”, relata Sebastião de Freitas Junior.
Em 2020 as aulas foram suspensas em março, então a comercialização já tinha ocorrido em ritmo normal. Já em 2021, segundo o empresário, a procura foi baixa, principalmente de mochilas, o que fez com que os preços aumentassem. “O valor subiu em torno de 40%, sendo que fazendo uma média da compra de todos os materiais, teve um aumento de cerca de 20%”, disse Junior.
Ele afirma que isso aconteceu porque o material para fazer mochilas costuma ser importado e no Brasil a maioria das fábricas apenas monta o produto. “Durante a pandemia a indústria de materiais escolares ficou com a produção parada, então quando as lojas voltaram a vender eles não estavam com muitos produtos, aí teve o aumento de preço”, disse Junior.
Por outro lado, enquanto as aulas aconteceram remotamente, cresceu a procura por materiais artísticos, como lápis, tintas e pincéis. “Por causa das crianças que estavam em casa nas aulas on-line e também precisavam de uma distração”, diz o proprietário da papelaria.
Atendimento regional
A papelaria Freitas e os supermercados Ivasko atendem pessoas de Irati e região, devido à variedade e qualidade nos produtos ofertados, além de oferecerem a possibilidade da compra parcelada no cartão e outros atrativos como promoções, sorteios e descontos. “Sempre trabalhamos com uma linha bem completa de materiais escolares, trouxemos isso para os supermercados porque vários clientes pediam, como se trata de supermercado consegue ter preços bem atrativos, junto com qualidade e variedade. Temos muitos clientes de material escolar que vêm da região para comprar aqui”, conta Paulo Ivasko.
Sebastião de Freitas Junior relata que há clientes que trazem a lista de materiais escolares todos os anos à papelaria. Dentre eles, moradores de Irati e de cidades vizinhas como Teixeira Soares e São João do Triunfo. Ele cita que a papelaria Freitas faz um trabalho personalizado de colocar etiquetas com o nome do aluno e oferece serviços como encapar o material com papel contact ou outro, conforme o gosto do cliente.
Silvane Deila Feix fez a compra de materiais escolares na última semana e fala sobre a importância de valorizar o comércio de Irati para fortalecer a retomada da economia. “A gente procura dar preferência para o comércio local, buscando comprar com os comerciantes que a gente conhece na nossa cidade, sabemos da importância disso”, disse.
Aulas na rede Estadual do Paraná
A Secretaria de Educação e do Esporte (Seed) do Paraná informou que as aulas da rede estadual retornam dia 07 de fevereiro, para todos os alunos matriculados, serão cerca de 1 milhão de alunos em todo o estado.
As aulas serão totalmente presenciais, exceto para estudantes com comorbidades, que poderão seguir no ensino remoto até 30 dias após concluírem o ciclo vacinal.
A Seed orienta que pais e alunos sigam os protocolos de biossegurança e se atentem a possíveis sintomas. Em caso de suspeita, o aluno não deve comparecer à escola.
É obrigatório o uso de máscara, disponibilização de álcool em gel e aferição de temperatura antes da entrada dos alunos nas escolas.
Em casos de municípios com decretos vigentes que imponham restrições diferentes do estado, as medidas serão seguidos pela Seed.
Aulas na rede Municipal da região
Em escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) da região os cuidados para evitar a contaminação com a Covid-19 são os mesmos, tais como, uso obrigatório de máscara e álcool gel, aferição de temperatura, evitar contato com colegas e manter distanciamento.
Em Irati, as aulas retornam para todos os alunos da rede municipal no dia 07 de fevereiro. A Secretaria Municipal de Educação informou que serão seguidas todas as restrições do novo decreto que limita a capacidade do público em 50%, por isso, será feito revezamento de alunos durante a semana, para que seja respeitado este limite tanto nas escolas quanto no transporte escolar.
Também haverá horários diferenciados de entrada e saída de turmas, cada escola irá definir o revezamento e horários de acordo com sua realidade.
Em Fernandes Pinheiro, os alunos de CMEIs e escolas municipais retornam dia 02 de fevereiro.
CMEIs e escolas municipais de Rio Azul, Imbituva, Teixeira Soares, Inácio Martins e Rebouças iniciam as aulas presenciais dia 07 de fevereiro.
As datas de retorno divulgadas pelas Secretarias Municipais de Educação estão previstas para todos os alunos da rede municipal, mas estas decisões podem sofrer alterações, caso algum município sofra agravamento da pandemia.
Noite dos sonhos 2022
O Ivasko Supermercados de Irati e São Mateus do Sul está realizando a promoção Noite dos Sonhos 2022. A cada R$ 50,00 em compras de material escolar em qualquer uma das lojas do Super Ivasko, o cliente ganha um cupom para concorrer à promoção.
A premiação será uma noite de compras no Super Ivasko, o sorteio será realizado no dia 11 de fevereiro. O evento para entrega da premiação será no dia 16 de fevereiro, em Irati, e no dia 17 de fevereiro, em São Mateus do Sul.
Texto/Fotos: Cibele Bilovus/Hoje Centro Sul