Ovo de Páscoa ainda é o presente preferido na Páscoa

Por Redação 3 min de leitura

Levantamento do CNDL/SPC Brasil mostra que 79% dos entrevistados escolherá o tradicional ovo da páscoa para presentear

Cerca de 113, 2 milhões de pessoas devem gastar com a compra de presentes e chocolates durante a Páscoa neste ano, de acordo com levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

O levantamento ainda indicou que 79% dos entrevistados escolherá o tradicional ovo da páscoa para presentear. É o caso de Anderson Scharlau. “A preferência por escolher o ovo foi pelo conhecimento sobre minha mãe e namorada”, disse. Cleide Batista conta que decidiu presentear o filho, sobrinho e afilhados com ovos da páscoa. “Não vejo diferença da barra para o ovo, só o tamanho mesmo. É mais pelo símbolo da Páscoa”, conta.

Já outros 71% indicaram que preferirão bombons e barras de chocolate. É o caso de Gustavo Pioli, que optará por outros chocolates por causa do preço. “Vou dar caixa [de bombons], porque se for dar ovo gasta muito dinheiro. Pelo custo benefício, acho mais vantajoso dar uma caixa”, conta.

O preço também é o principal motivo de escolha para Nilce Kosieski. “Uma caixa de chocolate rende muito mais do que um ovo, que é só uma casquinha, a não ser que seja um ovo recheado. E também por ser muito mais barato”, conta.

Expectativa

A Páscoa para a indústria é de muita expectativa. Segundo o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), Ubiracy Fonsêca, no ano passado houve crescimento na área. “Na Páscoa de 2018 foram produzidas mais de 11 mil toneladas de ovos e produtos de Páscoa, número 26% maior do que o total de 2017”, conta.

Além disso, neste ano houve aumento de negócios. “O Brasil tem uma das maiores Páscoas do mundo que gera, neste período do ano, um aumento significativo de empregos e negócios. Em 2019, por exemplo, foram gerados mais de 18 mil empregos temporários pela indústria”, explica.

É possível ver o otimismo com as empresas também. “Estamos otimistas para esta Páscoa e podemos afirmar que foram colocados mais de 12 milhões de ovos de páscoa no mercado, crescimento similar ao do mercado total de ovos de páscoa”, conta Keila Broedel, gerente de marketing de sazonais da Nestlé.

Preço

Mesmo com o otimismo do mercado, o levantamento da CNDL/SPC Brasil mostrou que 86% dos consumidores devem ir pesquisar os preços antes de comprar. E a medida tem sentido, já que somente em Curitiba, o Procon-PR encontrou uma variação de até 94% de preços do mesmo item em lugares diferentes.

Apesar de comentar os preços, o presidente da Abicab conta que o preço do chocolate durante o ano inteiro é impactado de diferentes maneiras, mais do que o custo do cacau. “O açúcar e o leite, por exemplo, assim como a variação do dólar, contratações, distribuição e impostos, também influenciam na formação do preço. No caso dos ovos de páscoa, há de se considerar um processo de produção de alta complexidade, custos de embalagem, armazenagem e logística”, explica.

Nesses casos, são muitos fatores que interferem no valor agregado. “Para entender o valor agregado é necessário considerar que o processo de embalagem é manual e utiliza materiais maiores e mais sofisticados que os de uma l