facebook

Onde procurar atendimento se tiver suspeita de COVID-19

30/06/2020

Onde procurar atendimento se tiver suspeita de COVID-19

Para atender os pacientes com suspeita de infecção pelo coronavírus em Irati, os casos de síndrome gripal foram divididos em dois grupos: pacientes com sintomas leves e pacientes sintomas moderados e graves. Conforme o tipo de sintoma,há um local diferente para o atendimento.

“Contamos com uma unidade de saúde exclusiva para o atendimento de pacientes suspeitos de COVID-19, que está localizada no bairro Joaquim Zarpellon, visto que as demais unidades de saúde de Irati mantém seus atendimentos eletivos de vacinação, acompanhamento de pacientes com  condições crônicas de saúde como a diabetes e a hipertensão, realização de exames como preventivo do câncer do colo do útero e demais procedimentos”, explica a enfermeira Jéssica Cristina Mattos, do departamento de Vigilância Epidemiológica .

Nesta UBS do Joaquim Zarpellon devem ser atendidos os paciente com sintomas leves, já os pacientes com sintomas moderados ou graves são direcionados ao Pronto Atendimento Municipal, que funciona na UPA da Vila São João.  “O objetivo deste fluxo é não expor esta demanda existente nas UBS, muitas vezes composta por populações de risco, ao COVID -19”, enfatiza a enfermeira.

Com o objetivo de facilitar entendimento da população e padronizar os encaminhamentos dentro do município de Irati, a Secretaria de Saúde elaborou um fluxograma da rede de assistência à COVID-19 em Irati.

Sintomas leves

Os pacientes com sintomas leves deverão procurar atendimento na Unidade de Referência François Abib (Rua Orlando Calderari Agulham, S/N), de segunda a sexta, das 8h às 17h. Neste local, o paciente deverá ser avaliado e notificado, e será coletado o exame adequado para o período dos sintomas. O paciente então será medicado e liberado para cumprir isolamento domiciliar por 14 dias ou até ser descartada a suspeita após resultado do exame.

Sintomas graves

Pacientes com sintomas moderados ou graves deverão ser encaminhados ao Pronto Atendimento Municipal (Rua Ipê, S/N), onde serão avaliados e, dependendo da gravidade, encaminhados para internamento hospitalar inicialmente no Hospital Santa Casa de Irati, ou então liberados para isolamento domiciliar.

Ressaltamos que os pacientes suspeitos de COVID-19 posteriormente são regulados para os Hospitais de Referência da 4° Regional de Saúde, como o Hospital Regional de Ponta Grossa ou o Hospital do Rocio, em Campo Largo, que contam com unidades de internamento exclusivo para o agravo.

Isolamento domiciliar

Pacientes em isolamento domiciliar serão monitorados por telefone ou visita domiciliar, de segunda a sexta, pela equipe da Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência, a cada 24 ou 48 horas, dependendo do caso.

Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul, com informações Assessoria PMI

Imagens: Assessoria PMI

Comentários

🗞️📰 Edição 1574 - Já nas bancas
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580