Olimpíada de Língua Portuguesa tem inscrições abertas até 30 de abril

Por Redação 3 min de leitura

Diferente das anteriores, com premiação individual de estudantes, essa edição vai premiar os melhores relatos de práticas feitos pelos professores da rede pública, partir do trabalho feito por todos, de forma coletiva

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte informa que os professores das redes públicas estadual, municipal e federal têm até o dia 30 de abril para se inscreverem na Olimpíada de Língua Portuguesa. A inscrição deve ser feita pelo site www.escrevendoofuturo.org.br.

Diferente de edições anteriores, com premiação individual de estudantes, a 7ª edição do concurso vai premiar os melhores relatos de práticas feitos pelos docentes a partir do trabalho desenvolvido por todos os alunos de forma coletiva.

O objetivo é valorizar o papel protagonista do professor e seu trabalho com toda a turma, mostrando reflexões sobre o processo de ensino e aprendizagem vivenciado de maneira colaborativa e acompanhando os desafios, estratégias, discussões, soluções e conquistas dos alunos por meio de fotos, vídeos e das produções textuais.

Os gêneros propostos são poema (5º ano), memórias literárias (6º e 7º anos), crônica (8º e 9ºanos), documentário (1ª e 2ª séries do Ensino Médio) e artigo de opinião (3ª série do Médio). O tema é O lugar onde vivo, que permitirá resgatar histórias, estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade local e desenvolvimento de sua cidadania.

Na última edição da Olimpíada, em 2019, uma das vencedoras na categoria “Artigo de Opinião” foi a estudante paranaense Fernanda de Souza Fagundes (hoje egressa da Rede), do Colégio Estadual do Campo de Faxinal dos Francos, em Rebouças.

Orientada pela professora Maria Silmara Saqueto Hilgemberg, ela produziu o texto “O pão nosso de cada dia pode estar envenenado”, sobre os riscos do uso excessivo de agrotóxicos em plantações da região. Também considerou que o Paraná se destaca por ser um grande exportador de alimentos, atividade responsável por parte significativa do PIB. O texto foi um dos 20 selecionados entre as mais de 170 mil inscrições.

“Foi uma conquista enorme, inesperada, mas cheia de significado também. Uma prova de que quando você faz um trabalho bem feito com a cooperação de todos, é possível sim. Um momento de ápice da carreira de professora, uma experiência maravilhosa”, comentou Maria Silmara.

“A escola teve uma visibilidade maior, a família estava lá presente contando sobre a valorização do estudo”, disse a professora, que participou de todas as edições da Olimpíada e neste ano vai participar novamente. “Todas as edições anteriores foram importantes, até para o processo de aprendizado do professor. Eu considero que a gente vai aprendendo muito no decorrer de cada edição. Quanto mais você trabalha o tema, mais você desenvolve atividades além do texto, os alunos se empolgam mais, se interessam”.

Calendário 

Depois das inscrições até 30 de abril, os professores terão até agosto para desenvolverem o trabalho com os estudantes. No site www.escrevendoofutur