Obras preparam o CT Willy Laars para receber eventos em Irati
As primeiras obras já realizadas fazem parte de um projeto para construir um complexo de eventos em Irati. Ocorre no local, um dos principais eventos de aniversário de Irati: o 31º Rodeio Crioulo de Integração
Um dos principais eventos das comemorações do aniversário de 112 anos de Irati será o 31º Rodeio Crioulo de Integração de Irati. A uma semana de iniciar, reformas no CT Willy Laars aquecem os preparativos do evento que começa na próxima sexta-feira (12) e que deve movimentar o local até o domingo (14).
De acordo com o prefeito de Irati, Jorge Derbli, as reformas realizadas neste ano não devem apenas se ater ao rodeio, mas fazem parte também de um projeto para tornar o local um espaço para que se possam fazer convenções e eventos durante todo o ano. “Estamos pensando em transformar em um Centro de Eventos. Queremos fazer, ano que vem, a primeira ExpoIrati”, conta. “Nós queremos que dê continuidade, que as pessoas utilizem aquele espaço. Estamos proporcionando arquibancada, espaço coberto, para que se tenha qualquer tipo de evento”, disse.
A intenção é que os iratienses tenham um espaço para a realização de grandes eventos, sem ter um custo muito grande. “É um local público, que não custa nada a não ser as taxas normais de Bombeiro e de licença, enfim, as coisas que existem para sair um evento, mas o aluguel do espaço não cobramos de ninguém daqui de Irati”, disse.
Por enquanto, as obras ocorridas recentemente incluem cobertura em arquibancada e reforma em estábulos. Para o prefeito, as melhorias já ajudarão a atrair o público para eventos durante todo ano. “Acho que a partir do investimento que estamos fazendo esse ano, as melhorias físicas e estruturais que estão acontecendo no CT, já vão proporcionar um atrativo, para que as pessoas venham agora no CTG, nessa festa, que ali tem um ambiente propício para fazer qualquer tipo de atividade, esporte, rural, questões com agricultores, culturais, de lazer”, disse.
Além do rodeio, o CT Willy Laars também deverá sediar neste fim de semana o 9º MotoFest, evento tradicional de motoqueiros, e no outro fim de semana após o rodeio, um evento feito por uma empresa voltado à 300 agricultores da região, que contará com a apresentação de máquinas agrícolas.
Obras
Segundo o secretário de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo, Adriano Batista, as melhorias realizadas atualmente têm o objetivo de tornar o espaço mais seguro. “Estão sendo realizadas manutenções que estão saindo daquela parte de madeira, agora entrando numa parte de alvenaria, muito mais seguro, com muito menos com manutenções futuras aqui dentro do espaço do Centro de Eventos de Irati”, disse.
Dentre as obras, estão sendo feitas, em alvenaria, a estrutura dos bretes, a casa de juiz, dentre outras. Também houve melhorias da parte de drenagem e nos muros. Outra obra são as arquibancadas. “Nesse momento foram realizadas arquibancadas com cobertura, um espaço de 1.560 metros quadrados, justamente para melhorar para o espectador de eventos”, contou.
Além das obras que já estão ocorrendo no CT Willy Laars, outras duas fazem parte do projeto de transformar o local em um complexo de eventos.
Uma delas é a obra do Centro de Eventos. Com mais de 2 mil metros quadrados, a edificação é orçada em R$ 3,6 milhões, sendo R$ 3 milhões do Governo Estadual, a fundo perdido. De acordo com o prefeito, o recurso da obra não foi liberado ano passado em virtude do ano eleitoral, e depois o projeto passou por modificações

