Obras de construção civil são retomadas neste dia 1º em Irati

Por Redação 3 min de leitura

A Secretaria de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo de Irati antecipou a retomada das obras de construção civil (pavimentações, edificações, reformas e afins) dentro do município a partir de hoje, dia 01/04. A princípio, estes serviços estariam suspensos até o dia 13, seguindo as orientações do decreto nº 122/2020, agora revogado.

Na tarde de ontem (31/03), em um evento no salão nobre da Prefeitura, a retomada das obras foi marcada por uma explanação, conduzida pela Secretaria de Saúde de Irati, com recomendações sanitárias aos representantes das empresas que têm contratos de prestação de serviços de engenharia com o Município, e representantes dos ramos industrial e empresarial.

Na breve palestra foram abordados aspectos como a forma adequada de trabalho neste momento do Coronavírus, e higienização dos ambientes diante da necessidade de controle da pandemia, entre outros.

 

Orientações básicas

No decorrer das orientações gerais para o setor da indústria e construção civil, foram feitas apresentações para ilustrar o conjunto de cuidados que devem ser respeitados em relação aos funcionários e colaboradores, bem como no convívio com outras pessoas, na jornada diária de trabalho.

Entre os pontos destacados como de extrema importância estão o de flexibilizar os horários de trabalho para evitar proximidade entre os trabalhadores. Isto inclui a adoção de sistemas de rodízio ou sistema de escala de revezamento de turnos, modulando jornadas, entradas, saídas e horários de refeições ou café.

Deve ser evitada, em qualquer hipótese, a utilização compartilhada de objetos e equipamentos de trabalho de uso pessoal, viabilizando o uso de máscaras e álcool gel 70% para a higienização frequente de toda a workstation utilizada pelo trabalhador (teclados, mouses, tela e superfícies de mesas e bancadas).

Deve-se adotar distância de segurança de pelo menos dois metros, entre cada trabalhador ou baia de trabalho e manter ventilação natural, com janelas abertas nos locais de trabalho.

É necessário fornecer espaço para lavagem adequada das mãos, e deixar à mão álcool gel 70% ou outro sanitizante adequado.

As empresas deverão orientar e identificar rapidamente as pessoas com sinais ou sintomas de síndrome gripal, para não comparecer ou adentrar ao recinto de trabalho: assim como manter informado o ambulatório de saúde (empresarial) e serviço de RH da empresa para que os trabalhadores permaneçam em casa, se doentes. O mesmo se aplica às pessoas que tiveram contato com possíveis portadores ou alvo de possível contágio.

É preciso higienizar, preferencialmente após cada utilização ou no mínimo, a cada três horas, durante o período de funcionamento e sempre quando do início das atividades, os pisos, paredes e banheiro, preferencialmente com álcool gel 70% setenta por cento e/ou água sanitária.

Na explanação também foi abordado o cuidado no distanciamento durante o transporte diário dos trabalhadores da empresa, se possível que cada um ocupe dois acentos por fila e no distanciamento dentro dos refeitórios, de modo que não ultrapasse o máximo de 25% da capacidade do local.

Recomendaçõ