facebook
13/11/2020

O que ainda é preciso saber sobre a votação deste domingo

O que ainda é preciso saber sobre a votação deste domingo

No dia 15 de novembro, antes mesmo de sair de casa para participar das eleições 2020, o eleitor pode conferir o seu local de votação na página do TRE-PR, no aplicativo e-Título ou pelo número 0800 640 8400.

O horário das 7h às 10h é preferencial para os eleitores com mais de 60 anos, ou seja, neste período, as pessoas com mais de 60 anos que estiverem na fila para votar serão encaminhadas às urnas antes dos demais eleitores mais jovens.

Neste ano, para evitar demora na votação, o que poderia provocar aglomerações, foi desabilitada a identificação biométrica, sendo substituída pela apresentação de documento oficial com foto e assinatura no caderno de votação.

Portanto, para votar é necessário levar um documento oficial com foto, que pode ser: título de eleitor,  identidade (RG), Carteira de Trabalho (CTPS) ou  Habilitação (CNH).

Segurança
O eleitor também deve cumprir as medidas de segurança impostas pela pandemia do Covid-19: sair de casa usando máscara de proteção, e, se possível, levar a sua própria caneta para assinar o caderno de votação.

No local de votação, os eleitores devem manter o distanciamento mínimo de um metro nas filas, que será demarcado com fitas adesivas no chão. É preciso limpar as mãos com álcool em gel antes e depois de votar.

Por questão de segurança, em virtude da pandemia, a  recomendação da Justiça Eleitoral é que não sejam levadas crianças no dia da votação, exceto se o responsável não tenha mesmo com quem  a deixar.

Eleitores que apresentarem febre ou tenham sido diagnosticados com Covid-19 nos 14 dias anteriores à data da eleição não devem comparecer ao local de votação. Nesse caso, a ausência pode ser justificada até 60 dias após o dia de votação.

Número dos candidatos

O eleitor pode levar uma "cola" com o número dos candidatos em que irá votar. Na urna, primeiro o eleitor deve digitar os cinco dígitos do seu candidato a vereador e, em seguida, nos dois números do seu candidato a prefeito. Antes de apertar a tecla confirma, verifique se a foto do seu candidato aparece na tela da urna.

Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul

Fotos: Divulgação/TSE

Galeria de Fotos

COMENTÁRIOS