facebook
20/09/2021

O Programa Paraná Mais Verde

O Programa Paraná Mais Verde

O programa de educação ambiental Paraná Mais Verde foi lançado pela Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (SEDEST), tendo como objetivo despertar a sensibilização ambiental, aliando o desenvolvimento ambiental, econômico e social. O programa busca a realização de plantios de mudas de árvores nativas em todos os 399 municípios do estado, com foco na arborização urbana e rural.

As linhas de ações previstas em seu escopo são: Revitaliza Viveiros; Viveiros Socioambientais, Incentivo a Espécies Ameaçadas de Extinção; Datas Comemorativas; Parques Urbanos e Poliniza Paraná.

Por que plantar?

As árvores estabilizam o solo evitando que o vento disperse a camada superior com nutrientes. Além disso, elas fazem com que a chuva não atinja o solo de maneira tão intensa, permitindo que a água penetre no solo e abasteça rios e córregos.

Portanto, quem plantar terá uma propriedade com solo, nascentes, rios e produção preservados. Quando protegemos nossas matas e recuperamos o que está degradado, contribuímos para a conservação do meio ambiente e de sua biodiversidade.

Onde e como adquirir mudas?

Você pode obter as mudas em um dos 19 viveiros do Instituto Água e Terra distribuídos no Estado ou pelo site www.sga.pr.gov. br.

Você vai encontrar mais de 100 espécies de mudas florestais nativas. Essas mudas devem ser utilizadas para plantio em Áreas de Preservação Permanente, Reserva Legal, Áreas Degradadas e outros.

Dia da Árvore

No dia 21 de setembro em que é comemorado o Dia da árvore, será distribuído em em sistema drive-thru, mudas de árvores nativas em troca de 1 kg de alimento não perecível.  Será das 9h30 às 12h00 e das 13:30 às 16h00, no escritório do IAT, Rua Caetano Zarpellon, 19, bairro Rio Bonito.

Texto/Fotos: Assessoria 

Galeria de Fotos

COMENTÁRIOS