Novembro Azul alerta para cuidados na saúde do homem

Por Redação 3 min de leitura

Mais do que apenas alertar para o câncer de próstata, Novembro Azul quer alertar homens sobre a necessidade de ficar atentos à sua saúde, realizando todos os anos exames que possam diagnosticar e prevenir diferentes tipos de doenças.

A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH), criada pelo Ministério da Saúde, em 2009, reforça e incentiva a adoção de estratégias para a promoção, proteção e recuperação da saúde do homem. O objetivo é incentivar os homens a cuidarem melhor da saúde, a estarem mais atentos à importância da prevenção e ao diagnóstico precoce. Esse também é o intuito do Novembro Azul, realizado neste mês, e que alerta para os riscos do câncer de próstata, visando ainda conscientizar sobre os cuidados com a saúde do homem.

Hábitos saudáveis e o acompanhamento preventivo são meios conhecidos para ter um envelhecimento com qualidade de vida. Porém, os homens costumam dar menos atenção à saúde e realizam menos consultas médicas do que as mulheres. Uma pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde mostrou que no Paraná, 34% dos entrevistados não tinham o hábito de ir em estabelecimentos de saúde, e desses, 55% informaram que o desinteresse é motivado por nunca ter precisado, falta de interesse ou porque não gosta de hospital.

Outra situação é que muitos homens deixam de cuidar da sua saúde pelo simples fato de se sentirem constrangidos ao realizar determinados procedimentos. “Os homens tem uma história de difícil adesão ao sistema de saúde. Eles não vão. A proporção masculina é muito menor do que a feminina ao cuidado a saúde”, explica Jacira Isidoro, enfermeira e coordenadora da Atenção Primária de Irati.

Segundo o médico uro-oncologista, Guilherme Maia, os cuidados com a saúde do homem devem ser feitos desde o nascimento pelo pediatra. “A atenção à saúde em urologia é um processo contínuo, desde o nascimento com o pediatra e o urologista pediátrico, para avaliar questões relacionadas à fimose e testículos não descidos (criptorquidia). Depois na adolescência, onde avaliamos e orientamos questões sobre a iniciação sexual, doenças sexualmente transmissíveis (DSTS), vacina de HPV, dores e torção testicular. Já na fase adulto jovem acompanhamos com problemas de fertilização e desejo de vasectomia, até o idoso com a prevenção das doenças prostáticas, crescimento benigno e câncer de próstata”, explica.

Já com o foco na prevenção do câncer de próstata, especificamente, os homens devem iniciar o acompanhamento por volta dos 45 anos.  Para quem tem fatores de risco (genética, afrodescendente, tabagista, obesidade) com 40 a 45 anos, e para aqueles sem fatores de risco o início da prevenção através de exames pode ser a partir dos 45 a 50 anos.

Por que é importante os homens cuidarem da saúde?

Quando falamos em saúde do homem, a primeira coisa que vem a cabeça é o exame realizado para diagnosticar o câncer de próstata. Porém, esse tema é muito mais abrangente. Muitas doenças podem ser evitadas ou diagnosticadas com antecedência. “Quando se fala em saúde do homem pensamos em próstata, e aí eles falam: ‘Eu não vou fazer o exame do toque’. Não é isso apenas, o homem não é só uma próstata. O homem tem pulmão, ele tem olhos, ele tem coraç&atil