Nova gestão do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa toma posse
Nova presidente é a assistente social Larissa Marsolik, que ocupava o cargo de vice-presidente e é uma das coordenadoras da Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa. A solenidade homenageou personalidades atuantes na causa e destacou os avanços promovidos pelo Estado na promoção de um envelhecimento ativo e respeitado.
A nova gestão do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa do Paraná (Cedipi-PR) para o biênio 2025-2027 tomou posse nesta quarta-feira (23), em solenidade realizada em Curitiba, com a presença do vice-governador, Darci Piana. A assistente social Larissa Marsolik, que ocupava o cargo de vice-presidente, assumiu a presidência do colegiado, em substituição a Jorge Frei Neves. Atualmente, ela ocupa o cargo de coordenadora da Política da Pessoa Idosa na Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi).
Darci Piana afirmou que o Governo do Estado está empenhado em preparar o Paraná para atender com dignidade as mulheres, garantir a igualdade racial e e o direito dos idosos. “Esse Conselho tem por missão ajudar a Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa não apenas a fiscalizar, mas, sobretudo, a construir caminhos e soluções. O Conselho e o Governo, juntos, por meio desta Pasta, têm o dever de garantir que os idosos do Paraná tenham um atendimento diferenciado, um atendimento digno, como Deus deseja para todos nós”, afirmou.
Para a nova presidente do Cedipi-PR, a nova gestão representa a continuidade de uma trajetória construída com diálogo, compromisso coletivo e dedicação à causa do envelhecimento digno. “Tenho muito orgulho de fazer parte dessa história”, afirmou Larissa.
“Assumir a presidência do colegiado é uma grande honra e uma responsabilidade. O Conselho tem um papel fundamental na formulação e no acompanhamento das políticas públicas voltadas à população idosa, e seguiremos firmes nessa missão, sempre em diálogo com os conselhos municipais, com o Governo do Estado e com toda a sociedade civil”, disse.
Larissa destacou, ainda, que o envelhecimento da população exige preparo, sensibilidade e ações integradas. “Vamos trabalhar por mais respeito, mais direitos e mais vida para quem já viveu tanto. O Cedipi está pronto para seguir contribuindo com um Paraná mais justo, mais humano e mais preparado para o futuro”, completou.
O Conselho é composto por 48 integrantes e atua desde 1997 na formulação, fiscalização e promoção de políticas públicas voltadas à população idosa. Na solenidade, com a participação de representantes da sociedade civil, do Ministério Público e dos conselhos municipais, Leandre Dal Ponte, secretária da Semipi, destacou que o governo estadual tem uma série de ações voltadas ao envelhecimento ativo e à proteção da população idosa.
Ela citou a criação da própria secretaria, a ampliação do acesso gratuito ao transporte intermunicipal e o apoio aos municípios para iniciativas voltadas a esta população. “Não é apenas uma solenidade de posse. É um ato de reconhecimento e continuidade de uma política que transforma vidas”, ressaltou. “Em 2030, pela primeira vez, o Paraná terá mais pessoas com mais de 60 anos do que menores de 14. Isso exige preparo, investimento e respeito à diversidade do envelhe