20/01/2025
Na manhã de quinta-feira (16), ocorreu a solenidade de posse da nova diretoria da Associação dos Municípios do Centro Sul do Paraná (Amcespar). O prefeito reeleito de Rio Azul Leandro Jasinski é o novo presidente da entidade, o prefeito de Irati Emiliano Gomes o vice-presidente e o prefeito de Inácio Martins Edmundo Vier o tesoureiro. Pautas significativas para o desenvolvimento regional deverão continuar a ser alavancadas pela Amcespar nos próximos anos, conforme a nova diretoria. Dentre elas, o presidente destaca a construção do aeroporto regional em Fernandes Pinheiro, a Unidade da Polícia Científica em Irati e a busca por melhorias na infraestrutura da BR 153, que corta grande parte dos municípios que integram a Amcespar.
👉 Receba as notícias do Hoje Centro Sul no seu celular
Todas estas demandas já vinham sendo tratadas politicamente pelos prefeitos que anteriormente compunham a Associação e Jasinski acredita que é necessário dar continuidade ao trabalho. “Vamos dar seguimento a todos os projetos que estão já em andamento aqui na Associação dos Municípios da Região Centro Sul. Temos várias demandas, né? Uma das mais importantes é a construção do aeroporto ali na cidade de Fernandes Pinheiros e já está bem adiantado”, disse o presidente.
Ele relata que o projeto apresentado ao Governo do Estado precisa de adequações. “Estive semana passada, junto com a ex-prefeita Cleonice [Schuck], lá na Secretaria da Infraestrutura, tratando com o secretário Sandro Alex sobre os detalhes desse projeto, que precisa ser arrumado para a Secretaria dar o carimbo, para o governador dar o ok para começar a liberar os recursos. Então, é uma obra que vai trazer desenvolvimento para a região”, afirma.
Outra reivindicação da Amcespar ao Governo do Estado é a destinação de uma Unidade da Polícia Científica para atender a região, com um Instituto Médico Legal (IML).
“Nós temos mais de 200 mil habitantes, comporta uma unidade da Polícia Científica aqui”, defende Jasinski. Segundo ele a demanda está bem encaminhada junto ao Estado e já houve a destinação de um terreno, em Irati, para abrigar o IML. “Vamos continuar com essa luta. Inclusive, já teremos uma reunião no final do mês para tratar desse assunto do IML”, afirma.
Ele cita a necessidade dessa estrutura, pois “os familiares de vítimas de acidente sofrem muito quando um corpo tem que ser levado para a União da Vitória, para Ponta Grossa, ou Guarapuava, ou outras cidades que acabam havendo uma demora muito grande na liberação do corpo”.
BR 153
Junto ao Governo Federal, a busca será em prol de investimentos para a reestruturação da BR 153. Na avaliação do novo presidente da Amcespar, as condições de tráfego da BR 153 estão precárias e a dificuldade de mobilidade no trecho da via que passa pela área urbana de Irati, devido ao grande fluxo de veículos, são questões que precisam ser revistas. “Temos a demanda da BR-153, que está realmente um caos aqui, principalmente na região urbana de Irati, é um grande gargalo. Nós vamos atuar também fortemente nessa cobrança, pela melhora, pela revitalização de todo esse trecho da BR-153”, afirma Leandro.
A demanda é dos dez município da região Centro Sul, segundo ele. “Para o desenvolvimento de todas as cidades, o primeiro ponto que é necessário é a questão logística. Como nós vamos ter uma logística boa sem ter uma BR em condições? Então, esse é o principal ponto. Todos os municípios sofrem pela qualidade e pela condição que está hoje a BR-153”, enfatiza.
Na avaliação do vice-presidente da entidade, Emiliano Gomes, é necessária a união de todos os prefeitos para que os projetos, como a reestruturação da BR-153 possam ter êxito. “Muitos projetos que estão sendo discutidos na Amcespar, como a estruturação da BR-153, e são extremamente significativos. E necessária a essa união entre prefeitos, para que esses projetos continuem avançando, continuem saindo do papel”, destacou Emiliano.
Ele acredita que a nova diretoria terá uma atuação positiva. “Evidente que o Leandro traz uma nova perspectiva, uma oxigenação, isso vai ser positivo porque nós vamos somar muitas ideias novas, além daquelas que já estão ocorrendo, que são extremamente importantes para o desenvolvimento da região. Então eu encaro como muito positivo esse momento que aconteceu agora de transição”, diz.
Estradas rurais
O trabalho de conservação de estradas rurais deverá ter continuidade e novamente o Conselho de Desenvolvimento (Conder), que faz parte da Amcespar, solicita ao Estado a doção de equipamentos, como relata Leandro.
“O Conder já atua fortemente com o programa da Patrulha Rural, que faz um trabalho magnífico em todas as estradas rurais, nos municípios onde ele trabalha. Agora, nós já estamos pedindo, já havia sido feito o pedido anteriormente, eu assinei agora novamente esse pedido, como presidente, para doação desses equipamentos, que são do Estado, para o Conder. Para nós, aqui, para a nossa associação. Porque os equipamentos sendo nossos, quando chegar no município, em cada cidade, o prefeito vai ter a flexibilidade de trabalhar”, argumenta o presidente da Amcespar.
Letícia Torres