facebook

No Dia Mundial do Meio Ambiente, Sicredi lança segunda temporada da websérie em parceria com os Smurfs com ações concretas de sustentabilidade

Primeira instituição financeira cooperativa do Brasil reforça compromisso com o Pacto Global da ONU por meio da parceria com os Smurfs. Mensagens dos seis novos filmes destacam iniciativas de impacto positivo feitas pelas Cooperativas Sicredi

03/06/2022

No Dia Mundial do Meio Ambiente, Sicredi lança segunda temporada da websérie em parceria com os Smurfs com ações concretas de sustentabilidade

Cada gesto conta! Com essa premissa, o Sicredi lança neste domingo (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, a segunda temporada dos vídeos que integram o Projeto Sicredi & Smurfs: juntos pelo desenvolvimento sustentável. Ao todo, são seis novos filmes protagonizados pelas pequenas criaturinhas azuis com reflexões sobre boas práticas que visam o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os vídeos também  trazem imagens reais de 28 iniciativas práticas realizadas pelas Cooperativas do Sicredi com atuação nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro e que englobam: ODS 6 (Água Potável e Saneamento); ODS 7 (Energia Acessível e Limpa); ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis); ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis); ODS 13 (Ação Contra Mudança Global do Clima) e ODS 14 (Vida na Água).

Para o presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock, essa conexão das Cooperativas com a Agenda 2030 está baseada nos ideais dos fundadores. “Nosso propósito tem como um dos pilares a ajuda mútua, e apresenta uma alternativa ao sistema financeiro tradicional que é capaz de gerar prosperidade nas comunidades, a partir de ações sustentáveis voltadas ao desenvolvimento dos associados e das áreas de atuação. Por isso, nesses vídeos será possível conhecer algumas  iniciativas práticas feitas por nossas Cooperativas. Projetos que vão desde financiamentos para aquisição de equipamentos para a geração de energia solar, ações para descarte correto de baterias, pilhas, óleo e uniformes, até recuperação de nascentes, plantios de árvores e produção de filtros ecológicos para comunidades rurais”, destaca. 

Pré-lançamento para dirigentes das Cooperativas Sicredi

Os presidentes, diretores e executivos das Cooperativas do Sicredi com atuação nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro puderam conferir, na última terça-feira (31), no campus da Fundação Dom Cabral, em Nova Lima (MG), o pré-lançamento da segunda temporada da websérie.

Ações consolidadas de ecoeficiência

Nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, o Sicredi desenvolve iniciativas de sustentabilidade e ecoeficiência há cinco anos por meio do Programa GHG Protocol, metodologia amplamente utilizada por empresas e governos do mundo todo para entender, quantificar e gerenciar emissões de gases de efeito estufa. A instituição financeira cooperativa realiza o ciclo completo de ecoeficiência com o inventário, publicação e ações de compensação de carbono com diferentes iniciativas: plantio de árvores, compras de crédito de projetos certificados, recuperação de áreas degradadas e projetos para conservação de floresta nativa.

Nacionalmente, o Sicredi manteve em 2021 a estratégia de neutralizar 100% das emissões de gases de efeito estufa com o apoio a cinco projetos de créditos de carbono desenvolvidos em diferentes regiões do país. Uma estratégia que visa respeitar a diversidade regional e o potencial de cada localidade onde a instituição financeira cooperativa atua.

Sicredi e Smurfs unidos para promoção dos ODS 

Firmado com a empresa belga IMPS, detentora dos direitos dos Smurfs, por intermédio da agência brasileira Vertical Licensing, o Projeto Sicredi & Smurfs: juntos pelo desenvolvimento sustentável foi lançado em setembro de 2021, durante a Semana dos Objetivos Globais (Global Goals Week). Com a iniciativa, a instituição financeira cooperativa reforça, juntamente com os Smurfs, embaixadores da Agenda 2030 e dos ODS, a importância de pequenas ações de impacto positivo para uma sociedade mais justa e sustentável.

A primeira temporada do projeto já alcançou mais de quatro milhões de visualizações no YouTube e no Facebook, 110 mil acessos no site, além de 125 mil page views. Os vídeos da segunda temporada estarão disponíveis, da próxima semana, no site oficial do projeto (sicrediesmurfs.com.br) quanto nas redes sociais das 31 Cooperativas de crédito do Sicredi que atuam nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. A terceira temporada do projeto tem lançamento previsto ainda para 2022. 

“O desenho dos Smurfs, criado pelo cartunista belga Peyo, demonstra em suas histórias a importância de ações pelo bem comum, reforçando que pequenas atitudes podem trazer grandes resultados. Esse também é o legado que queremos deixar com inúmeros ações feitas por nossas Cooperativas, nossas equipes e nossos associados em diferentes cidades, uma transformação baseada no ciclo virtuoso, e visando o desenvolvimento econômico e social”, finaliza Dasenbrock. 

 

Resumo das histórias gravadas nas cidades pertencentes a Sicredi Centro Sul PR/SC/RJ, com as ações realizadas: 

 

nácio Martins/PR

 

Filtros Ecológicos Famílias Mais Saudáveis: O projeto tem como principal objetivo prevenção de doenças proveniente a distribuição de água não filtrada, nas comunidades rurais. Em parceria com o Rotary Club de Inácio Martins (idealizadores do projeto) auxiliamos na confecção dos Filtros Ecológicos – construídos com baldes reutilizados. Através de uma análise das comunidades rurais carentes da nossa cidade (em parceria com Emater) escolhemos o Assentamento Jose Dias – Localizado a aproximadamente 30 Km da sede do Município para realizar a distribuição dos filtros. No dia da entrega, ensinamos: Como abastecer o filtro, sua capacidade e o funcionamento do processo de filtragem de água; também o processo de repassamos informações sobre como realizar limpeza e manutenção dos filtros. Nosso papel neste projeto foi a confecção dos filtros. Com nossa equipe realizamos a montagem. Confeccionamos 70 filtros ecológicos – foram 2 sábados de trabalho com nossa equipe.  

 

 

Reserva/PR

 

Papa Pilhas: A iniciativa tem por objetivo incentivar a população ao descarte correto de pilhas e baterias evitando a contaminação do solo e água com materiais pesados, através de coletores disponibilizados nas escolas e agência Sicredi. Ação realizada em parceria com a secretaria do meio ambiente e secretaria da educação. Foi realizado visita na secretária do meio ambiente da cidade, onde foi identificado a necessidade da coleta seletiva de lixo com materiais pesados como pilhas e baterias. Os colaboradores da agência de Reserva/PR desenvolveram e confeccionaram coletores de pilhas e baterias, utilizando materiais recicláveis de baixo custo. Os coletores já foram entregues e distribuídos nas escolas da cidade onde está sendo organizada uma gincana entre os alunos com o objetivo de incentivar a coletar e descartar corretamente pilhas e bateiras utilizadas, evitando o descarte no lixo comum o que pode causar contaminação do solo e da água.

 

 

Prudentópolis/PR

 

A partir das nossas reuniões do Comitê de Sustentabilidade.  Fizemos uma parceria com a SEPAC (Serrados e Pasta de Celulose Ltda) para reciclagem de papel, nossos arquivos que já estavam com prazo de guarda vencidos foram entregues na SEPAC, 6.340 kg de papel se transformou em 138 fardos com 64 rolos de papel cada, totalizando 8.832 rolos de papel de ótima qualidade “Duetto”. A empresa faz esse tipo de trabalho se for para doações para instituições. Este material estaremos destinando para as escolas parceiras do PUFV e lar dos idosos nos municípios onde estamos presentes.

 

Prudentópolis/PR

 

Breve relato da iniciativa A ESCOLA Clotilde comemora a 10ª Edição do Projeto Sementes do futuro,  em parceria com O Programa a União faz a vida. Este projeto inicia com escola e familia escolhendo as sementes e fazendo todo o processo, as sementes colocadas nos balões são biodegradeveis e no dia 21/09 no mesmo horario todas as crianças soltam os balões.

Durante todos os anos estivemos juntos buscando formar alunos conscientes das suas responsabilidades com o planeta, e no dia da árvore fazemos a soltura dos balões Com sementes de árvores nativas!

Comentários

Edição 1416 - Já nas bancas!
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580