Natal pelo mundo: Conheça como é comemorado o Natal na Itália, Croácia e Polônia
O Natal no Brasil é cercado de significado, de luz e esperança, onde as pessoas renovam as energias comemorando a data em família. Mas será que o Natal é comemorado da mesma forma em outros países? Conheça um pouco mais sobre as tradições natalinas da Itália, Croácia e Polônia.
Itália
O italiano Francesco Ruggiu é da região da Sardegna e vive no Brasil desde 2012. Professor de língua italiana em Irati, ele guarda muitas lembranças sobre o Natal de seu país. Segundo ele, o Natal na Itália é uma mistura de tradições antigas, religiosas, populares, gastronômicas e do consumismo.
Na sua família, ele conta que a data sempre foi muito aguardada. Como o clima é frio e com neve, a maioria das pessoas passa o Natal com familiares. Ele conta que se lembra das comemorações na casa dos avós. “Lembro muito do Natal na casa da minha avó materna. Todos íamos à missa e ficávamos fazendo bagunça e comendo panetone”, diz.
O italiano também recorda do tempo de criança, onde os presentes que eram trazidos pelo bom velhinho. “Quando eu tinha mais ou menos 10 anos, almoçávamos na casa da avó paterna com a toda a família. Depois íamos à casa da avó materna para receber os presentes dos vários Babbo Natale [Papai Noel] que passavam. Lembro que em um Natal meu pai precisou tirar os presentes das caixas para podermos entrar todos no carro”, relembra Francesco achando engraçado o acontecido.
A Itália, segundo o professor, é cheia de tradições, cada cidade do país tem uma tradição diferente, principalmente religiosa. “A tradição religiosa é em toda a Itália, no dia 16 de dezembro começa a novena. O presepe [presépio] normalmente é montado no dia 8 de dezembro e desmontado no dia 7 de janeiro. Entre eles, o mais famoso é o napoletano com as suas estátuas artesanais e de gente famosa. Os presépios podem ter três tipos, com estátuas estáticas ou em movimento, com pessoas paradas ou em movimento”, explica.
Algo peculiar para nós brasileiros, mas que na Itália é tradição, é jogar um pedaço de madeira na lareira. “Típico da região Lombardia, é costume jogar um pedaço de madeira na lareira quase sempre depois de um brinde. É na região da Toscana, tem La festa del ceppo na qual as crianças devem bater nele vendados”, conta o italiano.
A árvore de Natal também tem um destaque todo especial na decoração. A diferença é que há um dia certo para montar a árvore: geralmente no dia 8 em toda Itália. Em outras regiões, árvore é montada em dias diferentes como dia 7 em Milão e 6 na cidade de Bari.
Outra tradição é a da zampognari. “La zampogn é a gaita de fole. Lá leva o nome de zampognari. São pessoas vestidas como pastores que descem das montanhas e tocam músicas natalinas. Muito difundida no sul da Itália, mas presente em toda a península”, diz Francesco.
Já o Papai Noel tem nomes diferentes. “Nas regiões da Puglia chama-se San Nicola [São Nicolau], nas regiões do norte como Veneto, Friuli e Lombardia se chama Santa Lucia. Segundo a tradição italiana, Santa Lúcia aparece em seu burro e as

