Música “O Dia 15 de Julho”, feita para Irati, ganha nova roupagem em 2018
A composição musical “O Dia 15 de Julho”, do iratiense Gilson Rocha, lançada próximo ao aniversário de Irati, no ano passado, ganhou nova roupagem em 2018. No estilo tradicionalista gaúcho, a música foi disseminada rapidamente nas redes sociais em 2017 e, além de ganhar a simpatia do público ligado a este movimento cultural e cívico, agradou principalmente aos iratienses, por falar da data máxima do município.
Rocha fez questão de compor uma música com instrumental e letras típicos do estilo nativista, no ritmo gauchesco conhecido como “bugio”. A versão deste ano além de trazer o autor, Gilson Rocha, na voz e violões, e Alexandre Oconoski, o Xandão, no acordeom, foi regravada integralmente com acréscimo de bateria, percussão, vocalização e contrabaixo pela produtora Promix, do músico iratiense Rogério Menon, dando acabamento profissional à canção. Como aconteceu no ano passado, tudo foi feito em forma de colaboração espontânea, sem custo algum, e em caráter de homenagem ao município que completa 111 anos em julho.
No transcorrer da melodia, há ainda a música incidental “Balaio”, de autoria de Luiz Carlos Barbosa Lessa, folclorista, escritor, músico, advogado e historiador brasileiro, que participou intensivamente do processo de construção do movimento que registrou e difundiu a cultura gaúcha do homem do campo.
A música será distribuída às emissoras locais e estará em breve disponível no Facebook da Prefeitura de Irati.
Autor diz ter feito música sem nenhuma pretensão
Gilson Rocha comenta que fez a canção “O Dia 15 de Julho”, sem pretensão alguma e não esperava a repercussão positiva que a música alcançou. “Estou muito feliz em ter uma composição minha na playlist campeira dos iratienses”, diz o autor.
O compositor comenta que a ideia surgiu em maio do ano passado ao perceber que a cidade já estava se preparando para o rodeio e para as comemorações do aniversário. “Comentei com minha mãe, quando estávamos na rua, que a cidade ‘já está toda em festa’, e o resto da letra veio vindo aos poucos”, relata o músico.
A inspiração para compor um tema veio, segundo o autor, “enquanto participava do Festival Nacional de Arte e Tradição (Fenart/MTG-RS), em Triunfo (RS)”. Ele detalha que a letra fazia uma espécie de recepção aos tradicionalistas, e se sentia muito acolhido ao escutá-la todos os dias quando acordava dentro do acampamento do parque de rodeios.
“Pensei em trazer esse tipo de ideia para a minha música. Procurei deixá-la convidativa, contando a história do nosso rodeio de integração, realçando a nossa terra e acolhendo bem os nossos visitantes, e daí saiu então o refrão: ‘Irati te recebe parceiro, com hospitalidade e orgulho, vem pra cá festejar com a gente, o dia 15 de julho’ ”.
Autor tem sólida formação musical
Mesmo jovem, o iratiense Gilson Rocha tem amplo contato com o

