Municípios receberão equipamentos para trabalho em estradas rurais
O presidente da Amcespar/Conder, prefeito de Inácio Martins Junior Benato, participou da reunião com o secretário de Estado da Agricultura em que foi homologada a compra de seis motoniveladoras para o Programa Patrulha Rural
Na segunda-feira (14), o secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, homologou a compra de seis motoniveladoras, que irão compor as patrulhas rurais já cedidas a consórcios regionais. Dentre eles, o Consórcio Intermunicipal para Desenvolvimento Regional (Conder), que integra os municípios da região Centro Sul.
Em reunião com representantes de nove consórcios intermunicipais, Ortigara, destacou a importância da estrada rural como fator de competitividade do setor.“A boa condição da estrada baixa custos, aumenta a eficiência”, disse.
Ele lembra que as estradas são municipais, mas o Governo do Estado entende que pode ter uma contribuição nesta tarefa.“Tudo faz bem para a economia quando essas estradas funcionam de forma adequada”, afirmou Ortigara, reforçando a importância da parceria entre Estado e municípios.
O prefeito de Inácio Martins e presidente da Amcespar/Conder, Junior Benato, esteve presente no evento. Ele representou Irati, Guamiranga, Prudentópolis, Imbituva, Ipiranga, Ivai, Inácio Martins, Rebouças, Teixeira Soares, Mallet, Rio Azul e Fernandes Pinheiro, cidades essas que fazem parte do (Conder). Também estiveram presentes na reunião os prefeitos e representantes dos consórcios Cid Centro, Vale do Ivaí, Conder, Vale do Rio Jordão, Codenop, Codren e Região Central.
As patrulhas rurais são formadas por 10 máquinas e equipamentos pesados, utilizados na adequação e readequação de estradas rurais. O programa existe desde 2017 e os resultados positivos em todo o Estado foram demonstrados pelos presidentes dos Consórcios e das Associações de Municípios.
Além disso, segundo o Júnior Benato, a reunião também teve como pauta a solicitação de recursos para a manutenção dos maquinários, o que atualmente é uma atribuição dos consórcios.
A solicitação foi bem recebida pelos representantes do novo governo estadual.
“Nossa equipe vai elaborar um estudo de viabilidade da proposta de apoiar os municípios, o que será discutido com os consórcios nos próximos dias”, explica o técnico do Deagro Mauro César Wosniacki.
Patrulhas
Os consórcios intermunicipais fazem a gestão do conjunto de equipamentos cedidos pelo Governo do Estado, organizando rodízio entre os municípios, de forma a que todos possam utilizá-los para melhoria de suas respectivas vias rurais.
O objetivo do trabalho é incentivar, além de adequar e readequaras vias, a adoção de práticas conservacionistas.
Hoje, oito consórcios contam com patrulhas,essa foram adquiridas pelo Estado com recursos do Banco Mundial. Para o chefe do Departamento de Desenvolvimento Rural Sustentável (Deagro) da Secretaria da Agricultura, Richardson de Souza, os consórcios reconhecem a importância do trabalho, que colabora para a qualidade de vida da população e para o escoamento da safra.
Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul, com informações Agência Estaduale Amcespar
Foto: Agência Estadual

