facebook

Municípios da região recebem 1.421 unidades do Cartão Comida Boa

27/12/2021

Municípios da região recebem 1.421 unidades do Cartão Comida Boa

Municípios da região da Amcespar receberam na tarde de quinta-feira (16), as unidades do Cartão Comida Boa, programa do Governo do Estado que visa auxiliar famílias que estão em situação de vulnerabilidade social. Criado de forma emergencial em 2020 por conta da pandemia de Covid-19, o programa agora será permanente.

Na região, serão beneficiadas 1.421 famílias residentes em Irati, Rebouças, Rio Azul, Mallet, Fernandes Pinheiro, Teixeira Soares, Imbituva, Guamiranga e Inácio Martins. Os beneficiários receberão R$ 80 mensais para a aquisição de alimentos, produtos de higiene e limpeza.

No total, serão entregues mais de 90 mil cartões para famílias paranaenses inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), em situação de vulnerabilidade social e que não estejam incluídas no programa Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família), conforme explicou o secretário de estado da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost.

Leprevost ressaltou a importância deste programa para os paranaenses. “O governador Ratinho Júnior não quer que nenhuma família do Paraná passe fome neste Natal, e eu me desdobrei e consegui fazer a tempo a entrega dos primeiros 90 mil cartões Comida Boa, que são do programa de transferência de renda do Governo do Paraná, juntamente com as prefeituras municipais, para estas 90 mil famílias que estão em situação de extrema vulnerabilidade social e estão na fila, cadastradas para receber o auxílio federal, mas ainda não chegou a vez delas”, comentou.

O programa passará por uma revisão a cada três meses. As famílias que passarem a ser atendidas pelo Governo Federal ou que comprovarem a melhora de sua situação financeira serão retiradas do programa automaticamente. Segundo Leprevost, o programa representa um socorro alimentar para as famílias. “É um valor pequeno, de R$ 80, mas para quem não tem nada o que comer, este valor é muito”, pontuou.

Cada município irá organizar a logística de entrega dos cartões para as famílias. A recomendação da SEJUF é para que as prefeituras reúnam as pessoas que irão receber os cartões nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS). As famílias já foram selecionadas pelo governo estadual através do CadÚnico. Em Irati, 753 famílias serão beneficiadas pelo programa. A Secretaria de Assistência Social irá entrar em contato via telefone com os beneficiários para agendar a retirada dos cartões no CRAS mais próximo. Caso isto não seja possível, uma equipe irá visitar as famílias para entregar os cartões nas residências, evitando aglomerações e o deslocamento desnecessário das pessoas. A lista dos contemplados com o Cartão Comida Boa será disponibilizada no Portal da Transparência do município.
As famílias em situação de vulnerabilidade que ainda não estão inscritas no CadÚnico precisam se dirigir até o CRAS mais próximo para fazer o cadastro, conforme explica a secretária de Assistência Social de Irati, Sybil Dietrich. “A família que ainda não faz parte do CadÚnico precisa ir até o CRAS mais próximo da sua casa para realizar o cadastro, aí o governo estadual vai fazer a análise para a inclusão ou não da família no programa Cartão Comida Boa”, pontuou.

O prefeito de Irati, Jorge Derbli (PSDB), avaliou a ação do Governo do Estado como positiva e garantiu que os cartões serão entregues imediatamente para as famílias. “É uma ação positiva do governo do Ratinho Júnior, o secretário Ney Leprevost esteve hoje aqui fazendo esta entrega não só para Irati, mas para toda a região. Todos os municípios foram contemplados com um pouco de cartões, o que, com certeza, vai ajudar muita gente”, pontuou.

Em Teixeira Soares, serão atendidas 95 famílias em situação de vulnerabilidade. A vice-prefeita Juliana Belinoski avalia que o programa vai prestar uma grande ajuda para as famílias que estão em dificuldades financeiras. “Este é um programa do Governo do Estado que vem para ajudar estas famílias que realmente precisam e estão encontrando dificuldades com emprego, e isto vem para auxiliar as famílias e fomentar o comércio local”, comentou.

Fernandes Pinheiro recebeu 158 cartões para famílias que estão em situação de necessidade. “O auxílio veio em boa hora, estamos nos recuperando da pandemia neste final de ano, e com certeza desta forma permanente, passando por avaliação a cada três meses, veio para dar segurança às pessoas que precisam”, frisou aprefeita Cleonice Schuck. 

O presidente da Amcespar e prefeito de Inácio Martins, Júnior Benato, avaliou o programa de forma positiva. “As famílias, no pós-pandemia, ainda tiveram dificuldades da sua rentabilidade, da sua renda, até para o básico, que é colocar a comida no prato, dentro de sua geladeira, e às vezes elas nem têm geladeira em casa, então [o Cartão Comida Boa] vem no momento correto, com um valor um pouco mais expressivo e continuado para as pessoas que estão com dificuldades de renda para adquirir o básico, a comida”, frisou.

Além disso, os recursos do programa irão fomentar a economia da região. Entretanto, Benato ressaltou que a geração de empregos seria ideal para estas famílias. “O Paraná tem batido recordes de empregos. Enquanto isto não chega para estas famílias, é claro que este auxílio permanente vem de encontro a esta necessidade básica. Eu acho que este esforço do governo, que privilegia estas famílias, é muito grandioso”, comentou.

Texto e fotos: Paulo Henrique Sava/Najuá

Comentários

Edição 1425 - Já nas bancas!
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580